A última sugestão de leitura do nosso blog no ano de 2019
foi a obra “Liturgia: História,
celebração, teologia, espiritualidade”, de autoria do Padre Matias Augé.
Nesta primeira sugestão do ano de 2020, propomos outro grande manual: “A
Liturgia da Igreja: Teologia, história, espiritualidade e pastoral”, de
Dom Julián López Martín, Bispo de León (Espanha), publicado no Brasil pela
Editora Paulinas em 2006.
Esta obra foi publicada originalmente em 1994, em espanhol,
como parte da célebre coleção de Manuais de Teologia “Sapientia Fidei”, editados pela BAC (Biblioteca de Autores
Cristianos). Esta é a razão pela qual o tema dos sacramentos é apresentado de
maneira muito introdutória neste livro, uma vez que eles possuem volumes
próprios na referida coleção.
Esta informação é indicada na Introdução (pp. 31-37), a qual
delineia o plano da obra. Suas mais de 500 páginas constituem-na em um manual
de Liturgia muito completo, omitido apenas o Tratado dos Sacramentos.
A seguir apresentamos brevemente os trinta capítulos que
compõem o livro, os quais são divididos em cinco partes (sendo a quarta parte
subdividida em duas seções):
1. Ciência litúrgica
e formação litúrgica (pp. 47-64)
Neste capítulo introdutório o autor destaca a importância da
formação litúrgica e apresenta a história e as dimensões do seu estudo:
histórica, teológica e antropológica.
I parte: O mistério na história
2. A Liturgia na
economia da salvação (pp. 67-82)
Partindo do conceito de “história da salvação”, aqui a
Liturgia é apresentada como obra da Santíssima Trindade.
3. A plenitude do
culto verdadeiro (pp. 83-98)
São apresentados aqui os conceitos de “culto” e de
“Liturgia” à luz da Sagrada Escritura e da Tradição da Igreja.
4. A Liturgia na
história (pp. 99-115)
Breve histórico da Liturgia cristã, desde suas origens até a
reforma do Concílio Vaticano II.
5. Ritos e famílias
litúrgicas (pp. 117-134)
Complementando o capítulo anterior, são apresentados
brevemente aqui os diversos ritos litúrgicos do Oriente e do Ocidente.
II parte: A celebração do mistério
6. A celebração (pp. 137-148)
O conceito de “celebração” é abordado sob o duplo ponto de
vista antropológico e teológico, destacando-se a centralidade do mistério de
Cristo.
7. A Palavra de Deus
na celebração (pp. 149-162)
A partir deste capítulo, nesta segunda parte do livro o
autor passa a elencar os elementos que compõem a celebração, começando pela sua
fonte primordial: a Palavra de Deus.
8. A assembleia
celebrante (pp. 163-176)
Passa-se aqui à dimensão eclesial da celebração litúrgica,
considerando sobretudo o conceito de “participação” revalorizado pelo Concílio
Vaticano II.
9. O canto e a música
na celebração (pp. 177-190)
Partindo das suas raízes bíblicas e históricas, elencam-se
algumas características da música a serviço da celebração.
10. A prece litúrgica
(pp. 191-204)
O mesmo procedimento do capítulo anterior é agora aplicado
às orações litúrgicas, consideradas em suas várias dimensões: trinitária,
cristológica, eclesial, antropológica...
11. A comunicação e a
linguagem litúrgica (pp. 205-219)
Aqui se contempla a Liturgia como interpelação aos cinco
sentidos humanos (visão, audição, tato, olfato e paladar), sendo portanto um
autêntico fenômeno comunicativo.
12. O simbolismo
litúrgico (pp. 221-234)
Ainda dentro do universo da comunicação, a Liturgia é
compreendida em sua fundamental dimensão simbólica, a qual possui profundas
raízes bíblicas e históricas.
13. O tempo da
celebração (pp. 235-247)
Por fim, os últimos dois capítulos desta segunda parte
versam sobre o continuum
espaço-temporal no qual está inserida toda ação litúrgica. Começa-se pela
categoria tempo, aqui introduzida e
que será aprofundada na quarta parte da obra.
14. O lugar da
celebração (pp. 249-261)
Indissociável da categoria tempo está o espaço, aqui
introduzido brevemente em seus fundamentos bíblicos e desenvolvimentos
históricos e teológicos.
III parte: Os sinais do mistério
15. A Eucaristia (pp. 265-279)
Como afirmamos anteriormente, aos sacramentos seriam
dedicados outros volumes da coleção da qual fazia parte originalmente esta
obra. Assim, a Eucaristia é aqui apresentada através de um breve histórico e de
um olhar às quatro partes da Missa (ritos iniciais, Liturgia da Palavra,
Liturgia do Sacrifício e ritos finais).
16. Os sacramentos
(pp. 281-293)
Os outros seis sacramentos (Batismo, Confirmação,
Penitência, Unção dos Enfermos, Matrimônio e Ordem) são abordados através de
uma breve apresentação dos respectivos Rituais.
17. Os sacramentais (pp. 295-307)
Por fim, os sacramentais são apresentados em três grandes
grupos: constitutivos relacionados a pessoas (como a profissão religiosa),
constitutivos relacionados a coisas (como a dedicação de igreja) e invocativos
(bênçãos em geral, exorcismos e exéquias).
Capa da edição original espanhola |
IV parte: A santificação do tempo
1ª seção: O Ano Litúrgico
18. O Ano Litúrgico
(pp. 313-325)
Após introduzir o tema do tempo no capítulo 14, Julián
Martín passa a considerar o Ano Litúrgico, visto em seu desenvolvimento
histórico e teológico.
19. O domingo (pp. 327-339)
Primeira das festas cristãs, a “Páscoa semanal” é estudada,
além de em sua história, em uma abordagem muito interessante: o autor recompila
todos os nomes que este dia recebeu para compreender os vários aspectos da sua
teologia.
20. O Tríduo Pascal e
o Tempo Pascal (pp. 341-355)
Após estudar o ritmo semanal da Liturgia, centrado no
domingo, a partir daqui se consideram os vários ciclos do ritmo anual,
começando naturalmente pela “mãe de todas as festas”, a Páscoa.
21. A Quaresma (pp. 357-366)
Complementando o capítulo 20, que trouxe a história e a
teologia do Tríduo Pascal e do Tempo Pascal, aqui o ciclo se completa com o
estudo do Tempo da Quaresma.
22. Advento, Natal e
Epifania (pp. 367-382)
Como feito com o Ciclo Pascal, aqui se estudam a história e
a teologia do Ciclo da manifestação do Senhor em seus três momentos: Advento,
Natal e Epifania.
23. Tempo Comum,
Solenidades e Festas do Senhor (pp. 383-400)
Após apresentar a teologia do Tempo Comum, centrada na
Palavra de Deus, Dom Martín elenca todas as solenidades e festas do Senhor
celebradas ao longo do ano.
24. A memória da
Virgem Maria e dos santos (pp. 401-416)
Concluindo a exposição sobre o ritmo anual do Ano Litúrgico,
contemplam-se o culto da Virgem Maria e dos santos, elencando suas principais solenidades
e festas.
2ª seção: A Liturgia das Horas
25. História e
teologia do Ofício Divino (pp. 419-432)
Por fim, após estudar os ritmos semanal e anual do tempo
litúrgico, o autor dedica espaço ao ritmo diário, representado pela Liturgia
das Horas. Neste capítulo, como o título indica, esta é estudada a partir da
sua história e teologia.
26. As Horas do
Ofício Divino (pp. 433-447)
Aqui são apresentadas cada um das horas que compõem o
Ofício: Laudes e Vésperas, Ofício das Leituras, Hora Média e Completas.
27. Elementos da
Liturgia das Horas (pp. 449-463)
O autor conclui a tríade de capítulos sobre a Liturgia das
Horas com os seus elementos constitutivos: salmos e cânticos, leituras bíblicas
e patrísticas, hinos, orações...
V parte: A vivência do mistério
28. Evangelização,
catequese e experiência litúrgica da fé (pp.
467-479)
A última parte do livro trata de aspectos mais práticos ou
“vivenciais” da Liturgia, começando por sua relação intrínseca com a
evangelização e a catequese, à luz do célebre axioma lex orandi, lex credendi (a lei da oração é a lei da fé)
29. Espiritualidade
litúrgica, oração e exercícios piedosos (pp.
481-493)
As características da espiritualidade litúrgica são aqui
apresentadas junto à piedade popular e à oração pessoal, chamadas a serem
iluminadas por ela.
30. A pastoral
litúrgica (pp. 495-510)
Por fim, o último capítulo da obra versa sobre a pastoral
litúrgica enquanto exercício do múnus sacerdotal de Cristo pelos batizados,
além de apresentar alguns princípios de direito litúrgico.
Apêndice: Glossário
litúrgico (pp. 513-547)
Como apêndice da obra, Julián Martín compilou um breve
glossário com alguns termos relacionados a Liturgia, incluindo vários nomes de
alfaias e paramentos.
Bibliografia: Geral e
brasileira (pp. 549-567)
A bibliografia original apresentada no livro traz obras em
diversas línguas (grande parte, naturalmente, em espanhol). A edição brasileira
acrescentou, porém, um valioso elenco de obras pós-conciliares sobre Liturgia
publicadas em nosso país.
Sobre o autor
Julián López Martín nasceu em 21 de abril de 1945 na
Espanha. Foi ordenado sacerdote em 30 de junho de 1968, para a Diocese de
Zamora. Foi professor de Liturgia em diversas faculdades espanholas.
Em 15 de julho de 1994 foi nomeado Bispo de Ciudad Rodrigo,
recebendo a Ordenação Episcopal em 25 de setembro do mesmo ano. Em 19 de março
de 2002 foi transferido para a Diocese de León.
Desde 2014 é o Presidente da Comissão de Liturgia da
Conferência Episcopal Espanhola e desde 2011 é membro da Congregação para o
Culto Divino.
Dom Julián López Martín |
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