sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Nomeado novo Metropolita da Igreja Católica Eslovaca

Na quinta-feira, 26 de outubro de 2023, o Papa Francisco nomeou o Padre Jonáš Jozef Maxim, Higúmeno da Lavra Estudita de Univ (Ucrânia), como novo Metropolita de Prešov e hierarca da Igreja Greco-Católica Eslovaca, uma das 23 Igrejas Católicas Orientais.


Jozef Maxim nasceu em Levoča (Eslováquia) no dia 21 de novembro de 1974 e recebeu a ordenação presbiteral no dia 11 de julho de 1998, incardinado na Eparquia de Prešov (elevada a Metropolia em 2008).

Após obter o Mestrado em Teologia pelo Pontifício Instituto Oriental em Roma no ano 2000, foi nomeado Diretor Espiritual do Seminário de Prešov, ao mesmo tempo que atuava como professor na Faculdade de Teologia da Universidade de Prešov.

No ano de 2004 iniciou sua formação como monge estudita na Lavra de Univ (Ucrânia), professando os votos monásticos em 22 de maio de 2008, assumindo o nome religioso de Jonáš.

Em 2013 retornou a Roma para os estudos de Doutorado no Pontifício Instituto Oriental, título obtido em 2017 com uma tese sobre o monaquismo estudita.


De volta à Ucrânia, foi nomeado Superior do Mosteiro de São Miguel em Lviv, atendendo também a paróquia local. Em 2020 foi eleito Higúmeno (o equivalente a Abade) da Lavra de Univ.

Como novo Metropolita de Prešov e hierarca da Igreja Greco-Católica Eslovaca, o Padre Jonáš Maxim sucede Dom Ján Babjak, que renunciou ao ofício em 25 de abril de 2022.

Até a ordenação episcopal do novo Metropolita, a Arquieparquia de Prešov continua sendo guiada pelo Administrator Apostólico, Dom Peter Rusnák, Eparca de Bratislava.



Com informações do site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário