sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Celebrações do início de dezembro em Milão (2025)

O início de dezembro é marcado por duas importantes celebrações na Arquidiocese de Milão (Itália): a Solenidade de Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja, co-padroeiro da Arquidiocese (junto com São Carlos Borromeu) no dia 07 e a Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria no dia 08.

Publicamos a seguir algumas imagens das celebrações neste ano de 2025, presididas pelo Arcebispo de Milão, Dom Mario Enrico Delpini, segundo o Rito Ambrosiano, próprio da Arquidiocese:

No domingo, dia 07, o Arcebispo presidiu a Missa na Basílica de Santo Ambrósio, precedida pela oração das I Vésperas com o tradicional “Discurso à cidade” na tarde da sexta-feira, dia 05 [1].

Na segunda-feira, dia 08, por sua vez, o Arcebispo presidiu a Missa da Imaculada na Catedral Metropolitana da Natividade da Bem-aventurada Virgem Maria, o Duomo de Milão.

05 de dezembro: I Vésperas e “Discurso à cidade”

Nesta celebração, como de costume, o Arcebispo usou uma estola que pertenceu a São Paulo VI (†1978), que antes de ser eleito Papa havia sido Arcebispo de Milão.

Discurso à cidade

Oração das Vésperas

07 de dezembro: Missa da Solenidade de Santo Ambrósio

Procissão com o Livro dos Evangelhos
Homilia

Incensação das oferendas
Comunhão

Relíquias de Santo Ambrósio
(Junto às relíquias de São Gervásio e São Protásio, Mártires)

08 de dezembro: Missa da Solenidade da Imaculada Conceição

Ícone da Virgem Maria
Procissão de entrada

O Arcebispo acende as velas junto ao ícone
Homilia
Procissão das oferendas
"De coração contrito..."
(Umili e pentiti...)

Confira também o vídeo da Missa da Solenidade da Imaculada Conceição:


Imagens: Chiesa di Milano.

Nota:
[1] Neste ano de 2025, uma vez que o dia 07 de dezembro caiu no domingo, a Solenidade de Santo Ambrósio em Milão foi antecipada para o dia 06, dado que os Domingos do Advento possuem precedência sobre as Solenidades dos Santos. A única exceção foi a Basílica de Santo Ambrósio, na qual o Arcebispo, como responsável pelo Rito Ambrosiano, permitiu a celebração da Missa no domingo. As I Vésperas com o Discurso à cidade, por sua vez, foram antecipadas para a sexta-feira, dia 05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário