quinta-feira, 11 de março de 2021

A devoção às dores e alegrias de São José

Dentre as devoções a São José - cuja Solenidade a Igreja de Rito Romano celebra no próximo dia 19 de março - mencionadas no Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia (n. 222) encontra-se a “coroa das sete angústias (ou sete dores) e sete alegrias de São José” [1].

Como afirmamos em nossa postagem sobre a história do culto ao Esposo da Virgem Maria e Guardião do Redentor, esta devoção deriva da tradição das dores e alegrias de Maria, que se desenvolve a partir do século XI (sobre as quais poderemos falar em postagens futuras).

O primeiro registro dessa prática associado a José encontra-se em um livro de orações compilado pelo capuchinho italiano Giovanni da Fano em 1536, que menciona os “Sete Pai-nossos de São José” em memória de suas dores.

Mais tarde acrescenta-se também a memória das sete alegrias do santo Patriarca. A forma “definitiva” dessa devoção é atribuída ao Beato Gennaro Maria Sarnelli (1702-1744), um dos primeiros membros da Congregação do Santíssimo Redentor (redentoristas) [2].

Ícone das dores e alegrias de São José
(O papiro traz, em francês, o texto de Dt 6,4-6, o Shemá Israel)

Diferentemente das dores e alegrias de Maria, que são dois formulários distintos (isto é, não fazem referência aos mesmos eventos) e com pequenas variações, as dores e alegrias de São José, além de possuírem um texto relativamente fixo (dada a presença menor desse personagem no Evangelho em relação à sua Esposa), são totalmente interdependentes. Ou seja, no mesmo evento se contempla tanto a dor (ou angústia) quanto a alegria de José.

Esta “co-incidência” é referenciada inclusive no célebre hino das Vésperas (oração da tarde) da Solenidade de São José: Te, Joseph, célebrent (Celebre a José a corte celeste). Na terceira estrofe, ao cantar o episódio da perda e encontro do Menino Jesus no Templo, o hino afirma que José “miscens gáudia flétibus”, mistura alegria e pranto (ou, para usar a tradução brasileira, encontra o Menino “chorando e sorrindo”).


Tradicionalmente, essa devoção estava associada aos “sete domingos em honra de São José”, que seriam os sete domingos que antecedem a Solenidade do dia 19 de março e deveriam ser dedicados à meditação das dores-alegrias.

Porém, o Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia (n. 95) adverte que o domingo não é o dia adequado para práticas de piedade em honra da Virgem Maria e dos santos, uma vez que é o dia do Senhor:

“O ‘dia do Senhor’, enquanto ‘festa primordial’ e ‘fundamento e núcleo de todo o Ano Litúrgico’ não deve estar subordinado às manifestações de piedade popular. Portanto, não é o caso de insistir sobre práticas de piedade para cujo exercício seja escolhido o domingo como ponto de referência cronológica” [3].

O mesmo Diretório propõe, como alternativa, as “sete quartas-feiras” em honra de São José [4]. Nada impede, porém, que a devoção josefina seja recitada em outro dia da semana.

A coroa das dores e alegrias de São José não possui um formulário fixo. O elemento mais importante é a meditação dos mistérios da vida de Cristo dos quais José participou, narrados nos chamados “Evangelhos da infância” (Mt 1–2; Lc 1–2).

Jesus "coroando" São José
(Autor desconhecido - século XVIII)

Após a proclamação de cada um dos sete Evangelhos é possível recitar um Pai-nosso, uma Ave-Maria e um Glória-ao-Pai. Caso se deseje realizar uma celebração mais longa, poderiam recitar-se mais Aves-Marias a cada mistério (três ou sete, por exemplo), intercalando-os com cantos (confira algumas sugestões de cantos em honra de São José clicando aqui). No final, pode ser recitada a Ladainha de São José.

A seguir listamos os sete “mistérios” das dores-alegrias de São José com os respectivos textos do Evangelho e sugestões de orações para cada um deles.

Os textos serão ilustrados pelos 14 quadros em azulejos realizados pela artista Palmira Laguens para o Santuário mariano de Torreciudad (Espanha), aos cuidados da Prelazia da Santa Cruz e Opus Dei. As imagens encontram-se no perfil do Santuário no Flickr.

1º mistério: Mt 1, 18-25
A dor por não compreender a gravidez de Maria e a alegria pelo anúncio do anjo

Primeira dor: A angústia por não compreender a gravidez de Maria
Primeira alegria: O anúncio do Anjo

Oração:
Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do Anjo a Encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. Amém [5].

2º mistério: Lc 2, 1-20
A dor por não encontrar lugar em Belém e a alegria pelo nascimento de Jesus

Segunda dor: Não encontrar lugar em Belém
Segunda alegria: O nascimento de Jesus

Oração:
Ó Deus, que admiravelmente criastes o ser humano e mais admiravelmente restabelecestes a sua dignidade, dai-nos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém [6].

3º mistério: Lc 2,21
A dor pela circuncisão do Menino e a alegria ao impor-lhe o nome de Jesus

Terceira dor: A circuncisão do Menino
Terceira alegria: A imposição do nome de Jesus

Oração:
Nós vos pedimos, ó Deus, ao venerarmos o santo nome de Jesus, que saboreando na terra a sua doçura, gozemos no céu a eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor. Amém [7].

4º mistério: Lc 2,22-35
A dor pela profecia de Simeão sobre o sofrimento de Jesus e Maria e a alegria pela proclamação do Menino como “luz das nações”

Quarta dor: A profecia de Simeão
Quarta alegria: A proclamação de Jesus como "luz das nações"

Oração:
Deus eterno e todo-poderoso, ouvi as nossas súplicas. Assim como o vosso Filho único, revestido da nossa humanidade, foi apresentado no templo, fazei que nos apresentemos diante de vós com os corações purificados. Por Cristo, nosso Senhor. Amém [8].

5º mistério: Mt 2,13-15
A dor pela fuga para o Egito e a alegria por poder conviver com Jesus e Maria

Quinta dor: A fuga para o Egito
Quinta alegria: A convivência com Jesus e Maria

Oração:
Ó Deus, proteção dos que em vós esperam, que quisestes libertar vosso Filho Unigênito da espada de Herodes através da fuga para o Egito, concedei a vossos servos, pela intercessão da Virgem Maria, sua Mãe, e de São José, que, livres de todos os perigos da alma e do corpo, mereçamos chegar à pátria celeste. Por Cristo, nosso Senhor. Amém [9].

6º mistério: Mt 2,19-23; Lc 2,40
A dor pelo medo da perseguição no retorno do Egito e a alegria pela vida familiar em Nazaré

Sexta dor: O medo da perseguição no retorno do Egito
Sexta alegria: A vida familiar em Nazaré

Oração:
Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa. Por Cristo, nosso Senhor. Amém [10].

7º mistério: Lc 2,41-50
A dor pela perda do Menino Jesus no Templo aos doze anos e a alegria do reencontro

Sétima dor: A perda do Menino Jesus em Jerusalém
Sétima alegria: O reencontro do Menino no Templo

Oração:
Ó Deus, que fizestes resplandecer a humilde infância do vosso Filho com uma sabedoria divina, concedei-nos que, reconhecendo-vos como Pai, saibamos nada antepor à vossa vontade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém [11].

Oração final:
Ó Deus, que em vossa inefável providência escolhestes São José por esposo de Maria, mãe de vosso Filho, fazei que, venerando-o na terra como protetor, mereçamos tê-lo como intercessor no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém [12].

Notas:
[1] CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS. Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia: Princípios e orientações. São Paulo: Paulinas, 2003, p. 191.
[2] Este breve histórico da devoção foi tomado de: San Giuseppe nelle devozioni, texto divulgado no site da Congregação dos Oblatos de São José (em italiano).
[3] CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS, op. cit., p. 91.
[4] ibid., p. 190.
[5] Coleta do IV Domingo do Advento (Missal Romano, p. 132).
[6] Coleta da Solenidade do Natal do Senhor - Missa do Dia (ibid., p. 154).
[7] Coleta da Missa votiva do Santíssimo Nome de Jesus (ibid., p. 944).
[8] Coleta da Festa da Apresentação do Senhor (ibid., p. 550).
[9] Coleta da Memória da Fuga ao Egito de nosso Senhor Jesus Cristo (Missal próprio da Congregação dos Filhos da Sagrada Família; adaptação livre nossa a partir do texto espanhol).
[10] Coleta da Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José (Missal Romano, p. 155).
[11] Coleta da Memória do Encontro do Menino Jesus no Templo (Missal próprio da Congregação dos Filhos da Sagrada Família; adaptação livre nossa a partir do texto espanhol).
[12] Coleta da Missa votiva a São José (Missal Romano, p. 955).

Nenhum comentário:

Postar um comentário