Fotos da Missa nos 60 anos do Concílio Vaticano II
Na terça-feira, 11 de outubro de 2022, o Papa Francisco presidiu sem celebrar a Santa Missa na Basílica de São Pedro, por ocasião dos 60 anos da abertura do Concílio Vaticano II.
Foi celebrada a Missa da Memória de São João XXIII, Papa, cujas relíquias foram expostas à veneração. Antes da celebração, com efeito, foram lidos trechos da sua homilia na abertura do Concílio e das quatro Constituições: Dei Verbum, Sacrosanctum Concilium, Lumen Gentium e Gaudium et Spes.
A Liturgia Eucarística foi celebrada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, assistido pelo Monsenhor Massimiliano Matteo Boiardi.
O Santo Padre foi assistido pelos Monsenhores Diego Giovanni Ravelli e Cristiano Antonietti. O livreto da celebração pode ser visto aqui.
Procissão de entrada
O Cardeal Parolin incensa as relíquias de São João XXIII
Ritos iniciais
Liturgia da Palavra
Bênção ao diácono para o Evangelho
O Evangeliário é exposto no mesmo "trono" usado no Concílio
Homilia do Santo Padre
Apresentação das oferendas
Consagração
No final da celebração, o Papa acendeu as velas de alguns fiéis, que em seguida passaram a chama aos demais. Após a Missa, com efeito, estava prevista uma procissão luminosa (fiaccolata), como aquela realizada na abertura do Concílio em 1962 e há 10 anos, no cinquentenário do Concílio e abertura do Ano da Fé. A chuva, porém, atrapalhou a realização desse gesto.
O Papa acende as velas dos fiéis
Monição
O Papa Francisco reza diante das relíquias de São João XXIII
Nenhum comentário:
Postar um comentário