No Rito Bizantino, o dia 01 de outubro é dedicado à celebração da Proteção da Santíssima Mãe de Deus (em ucraniano, Покров Пресвятої Богородиці). Esta Festa recorda uma ocasião (provavelmente no século IX) na qual a Virgem Maria estendeu seu "manto de proteção" (Pokrov) sobre os cidadãos de Constantinopla, que venceram um exército inimigo muito mais numeroso.
Assim, no dia 14 de outubro de 2022 (que corresponde ao dia 01 de outubro no calendário juliano) o Arcebispo Maior da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Dom Sviatoslav Shevchuk (Святосла́в Шевчу́к), presidiu a Divina Liturgia da Festa na antiga igreja da Proteção da Mãe de Deus que se encontra dentro do Museu Nacional da Arquitetura Popular e da Vida da Ucrânia, na aldeia de Pyrohiv (Пирогі́в), ao sul de Kiev.
Nessa mesma data se celebra o Dia dos Defensores da Ucrânia, mais que significativo no contexto da guerra que aflige o país desde o mês de fevereiro.
Acolhida do Arcebispo Maior
Bênção com o dikirion e o trikirion
Incensação
Evangelho
Homilia
Ablução das mãos
Oração durante o "Hino dos Querubins"
Grande Entrada
Profissão de fé (Creio)
Consagração
Elevação dos Santos Dons
Bênção da água
Aspersão dos fiéis, incluindo os "Defensores da Ucrânia"
Confira também o vídeo da celebração:
Imagens: Українська Греко-Католицька Церква - Facebook.
"Salve, ó cheia de graça, Virgem Mãe de Deus, defensora e protetora da humanidade! Pois de ti se encarnou o Salvador do mundo. Só tu és Mãe e Virgem, sempre bendita e cheia de glória. Roga a Cristo nosso Deus, que dê a paz ao mundo inteiro"
(Kontákion da Festa da Proteção da Mãe de Deus)
Fonte: SPERANDIO, João Manoel; TAMANINI, Paulo Augusto [org.]. Pequeno Menologion: Calendário Bizantino. Teresina: Editora da Universidade Federal do Piauí, 2015, p. 117.
Nenhum comentário:
Postar um comentário