sábado, 3 de outubro de 2020

Homilia: XXVII Domingo do Tempo Comum - Ano A

Santo Irineu de Lião
Tratado contra as heresias
Ao final o Senhor enviou o seu Filho

Havia um pai de família que plantou uma vinha, colocou uma cerca ao redor, fez um lagar e construiu uma torre...
Com estas palavras o Senhor claramente deu a entender aos seus discípulos que um só e o mesmo é o pai de família, a saber: o único Deus Pai, que fez todas as coisas por si mesmo; porém são muitos os agricultores, dos quais alguns são insolentes e soberbos, não dão fruto e matam ao Senhor; outros, porém, obedientes em tudo, dão fruto a seu tempo. E este mesmo pai de família é o que primeiro enviou os seus servos, em seguida o seu Filho. O mesmo Pai que enviou o seu Filho aos vinhateiros, que o mataram, é o que enviou os seus servos; mas quando veio o próprio Filho, constituído com a autoridade de seu Pai, disse: Porém, eu vos digo. Ao passo que os servos diziam: Isto diz o Senhor.
Assim, o mesmo Senhor ao qual eles pregavam para os incrédulos, Cristo o deu como Pai àqueles que lhe obedecem: aos primeiros Deus os chamou para serem servos da Lei, aos últimos os elevou à dignidade de filhos.
De fato, Deus plantou a vinha da raça humana, primeiro ao plasmar a Adão e ao escolher os pais; aos vinhateiros lhes deu a Lei por meio de Moisés; a rodeou com uma vala, ou seja, cercou a terra que haviam de cultivar; edificou uma terra quando escolheu Jerusalém; fez um lagar ao preparar os profetas como vasos do Espírito. Desta maneira enviou profetas antes do exílio na Babilônia, e após o exílio enviou novamente ainda mais que os anteriores, para reclamar sua parte do fruto, dizendo-lhes:
Isto diz o Senhor Deus: Corrigi os vossos caminhos e a vossa conduta; julgai com retidão e justiça, cada um tenha compaixão e misericórdia de seu irmão; não oprimais ao órfão, ao estrangeiro ou ao pobre; que ninguém recorde em seu coração o mal que seu irmão lhe fez; que não tenham gosto em jurar falsamente; lavai-vos, purificai-vos, lançai a maldade de vossos corações, aprendei a fazer o bem, buscai a justiça, defendei o oprimido, fazei justiça ao pequeno e à viúva. Então vinde e disputemos, diz o Senhor; e também: Fecha a tua boca para a maldade e teus lábios para a mentira. Aparta-te do mal e faz o bem, busca a paz e corre atrás dela.
Isto proclamavam os profetas, reclamavam o fruto da justiça. Porém, como não creram neles, ao final o Senhor enviou o seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, ao qual os maus colonos lançaram da vinha e o mataram. Por isso o Senhor Deus já não a manteve no cercado, mas a estendeu a todo o mundo: a transpassou para outros colonos que lhe entregaram o fruto a seu tempo, construiu-lhe uma torre elevada e bela, pois em todo o mundo a Igreja resplandece; fabricou-lhe um lagar em todas as partes, pois cada nação recebe o Espírito.
Deus justamente rejeitou àqueles que tramaram contra o seu Filho, que o lançaram da vinha e o mataram; por isso lhes cedeu a sua terra para que a cultivassem as nações fora da vinha. Assim o anunciou o profeta Jeremias: O Senhor reprovou e rejeitou o povo que fez isto, pois os filhos de Judá praticaram o mal em minha presença, diz o Senhor. E acrescenta: Coloquei-vos sentinelas: Escutai a trombeta! E disseram: Não escutaremos. Por isso as nações ouviram e todos os que apascentam seus rebanhos entre eles.
Portanto, um só e o mesmo é o Deus Pai que plantou a vinha, que guiou o povo, que lhe enviou profetas, que lhe deu o seu Filho e que entregou sua vinha para outros vinhateiros que lhe entreguem os frutos a seu tempo.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 227-229. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São Macário o Grande para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário