sábado, 24 de outubro de 2020

Homilia: XXX Domingo do Tempo Comum - Ano A

Autor desconhecido
Sermão atribuído a São Cipriano
É cristão o que em tudo imita a Cristo

O que Cristo fez e ensinou é a vontade de Deus: simplicidade nas relações, estabilidade na fé, modéstia no falar, justiça no agir, misericórdia na prática, disciplina nos costumes; ser incapaz de injuriar e pronto para tolerar o que lhe fizerem; tremer frente à adversidade alheia como frente à sua própria; congratular-se na prosperidade do outro, como de nosso próprio mérito ou utilidade; ter por próprios os males alheios, estimar como nossos os êxitos do próximo; amar ao amigo não por razões humanas, mas por amor de Deus; suportar ao inimigo até amá-lo; não faças a ninguém o que não quer que te façam; não negues a ninguém o que gostarias que fizessem para ti; socorrer ao próximo em suas necessidades não só segundo tuas possibilidades, mas desejar ser-lhe útil mesmo acima de tuas capacidades reais; manter a paz com os irmãos; amar a Deus com todo o coração; amar-lhe enquanto Pai, temer-lhe enquanto Senhor; não preferir nada a Cristo, pois Ele também não preferiu nada ao nosso amor.
Todo aquele que ama o nome do Senhor, se gloriará nele. Aceitemos ser aqui miseráveis, para em seguida sermos felizes. Sigamos a Cristo, ao Senhor Jesus. Quem diz que permanece nele, deve viver como ele viveu. Cristo, Filho de Deus, não veio para dominar, mas para servir. Fez-se pobre para enriquecer-nos, por nós aceitou a flagelação, para que não nos lamentássemos ao sermos açoitados.
Imitemos a Cristo. O nome de cristão pressupõe a justiça, a bondade, a integridade. É cristão aquele que em tudo imita a Cristo e lhe segue; aquele que é santo, inocente, incontaminado, puro. É cristão aquele em cujo coração não há lugar para a malícia, aquele em cujo peito somente há piedade e a bondade tem carta de cidadania.
Cristão é aquele que vive a vida de Cristo; aquele que está totalmente entregue à misericórdia; que desconhece a injúria; não suporta que, em sua presença, se oprima ao pobre; socorre ao necessitado; se entristece com os tristes; sente como própria a dor alheia; a quem comove o pranto do outro; cuja casa é a casa de todos; cuja porta a ninguém se fecha; cuja mesa nenhum pobre ignora; cujo bem todos conhecem e de quem ninguém recebe injúrias; aquele que de dia e de noite serve a Deus; cuja alma é simples e imaculada; cuja consciência é fiel e pura; cujo pensamento está totalmente centrado em Deus; o que despreza as coisas humanas, para ter acesso às celestiais.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 241-242. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São Gregório Magno para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário