sexta-feira, 10 de abril de 2020

O ícone da Crucificação

“Estendidas tens na cruz tuas mãos imaculadas, para unir todos os povos, que clamam: Glória a ti, Senhor!” [1]

No ponto mais alto da iconostase de uma igreja bizantina costumamos encontrar o ícone da Crucificação do Senhor (ou ao menos uma cruz ladeada pelas figuras de Maria e João). É sobre ele que meditaremos hoje em nossa série de postagens sobre os ícones das festas litúrgicas.

Origem e conteúdo da festa:

Estamos ainda no 1º dia do Tríduo Pascal, o dia do Senhor Crucificado, que vai do pôr-do-sol da Quinta-feira (com a memória da Ceia mística) até o pôr-do-sol da Sexta. Durante este dia, as Igrejas do Oriente e do Ocidente meditam sobre os vários eventos da Paixão do Senhor (condenação, crucificação, morte, sepultamento...).

Desde o século II o Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor era precedido por dois dias de jejum, na Sexta e no Sábado. Porém, será a partir do século IV, como testemunha o célebre Itinerarium da peregrina Etéria, que as celebrações que aconteciam em honra da cruz em Jerusalém difundiram-se por todo o mundo.

Em todas as tradições a Sexta é considerada dia alitúrgico, isto é, sem a celebração da Eucaristia. As celebrações resumem-se à recitação dos salmos, à Liturgia da Palavra e à adoração da cruz (na tradição bizantina substituída pela veneração do Epitaphion, o ícone do sepultamento do Senhor, já em vista do Sábado) [2].

Embora não tenha um uso litúrgico tão significativo, o ícone da Crucificação resume o mistério deste dia. Nas palavras de São João Crisóstomo: “Contemplo-o crucificado e o chamo de Rei” [3]. A tradição oriental enfatiza sempre o aspecto glorioso, vivificante da cruz.

Por esta razão, o ícone da Crucificação omite a inscrição “O rei dos judeus” (Mt 27,37 e paralelos), substituindo-a por “O rei da glória”. A celebração da Paixão já prefigura a Ressurreição: na cruz, a salvação é comunicada a todos os homens.

Por isso, os fiéis querem neste dia suplicar ao Senhor como o ladrão arrependido: “Lembra-te de mim, Senhor, quando vieres no teu Reino” (Lc 23,42), frase repetida diversas vezes nos ofícios litúrgicos do rito bizantino.

Uma das orações que se intercalam aos doze trechos dos Evangelhos da Paixão lidos nas Matinas deste dia parece sintetizar a celebração através de vários paralelos, os quais remetem aos célebres Impropérios (Lamentos do Senhor) da Liturgia romana:

Hoje foi suspenso no madeiro Aquele que suspendeu a terra sobre as águas.
Com uma coroa de espinhos foi coroado o Rei dos Anjos.
Foi envolvido numa púrpura mendaz Aquele que envolve o céu com as nuvens.
Foi esbofeteado Aquele que salvou Adão no Jordão,
Foi perfurado por cravos o Esposo da Igreja.
Foi transpassado pela lança o Filho da Virgem.
Adoramos a tua Paixão, ó Cristo; mostra-nos também a tua Ressurreição” [4].

Para acessar nossa postagem sobre a história da Celebração da Paixão do Senhor, clique aqui.

O ícone


O ambiente: O ícone nos situa no Monte Gólgota ou Calvário (Mt 27,33 e paralelos): “a cruz está plantada na terra para unir as coisas que se acham na terra e nos infernos com as coisas celestes” [5].

Em nossa série de postagens já refletimos diversas vezes sobre o simbolismo da montanha como o lugar do encontro com Deus. Aqui ela recorda o monte do sacrifício de Isaac, como registra um poema de Romanos, o Melodes, imaginando uma visão de Abraão na qual o Pai lhe fala:

Como teu Isaac levou a lenha nas costas, assim meu Filho carregou a cruz nas costas. Teu grande amor te permitiu entrever o futuro. Contempla o cordeiro preso entre os espinheiros e assim começarás a entender o mistério. Está preso pelos chifres, que são símbolo das mãos do meu Filho” [6]

Ao fundo vemos as muralhas de Jerusalém, que no ícone da ressurreição de Lázaro eram profecia, mas agora são realidade: o Cordeiro é imolado fora dos muros da cidade (cf. Hb 13,12). Assim, a cruz simboliza aqui o altar da nova e eterna aliança, instaurada no sacrifício realizado uma vez por todas pelo Filho.

Cristo Deus oferece seu sacrifício que não pode e não deve ficar limitado por muros de nenhuma espécie” [7]. Ao contemplar este ícone, atualiza-se para nós hoje o convite da Carta aos Hebreus: “Saiamos, portanto, ao seu encontro... porque não temos aqui cidade permanente” (Hb 13,13-15). Aqui se realiza o que Jesus havia dito à samaritana: começa o culto “em espírito e verdade” (Jo 4,23-24).

Por fim, encontramos sob o monte uma gruta, retratada com forte cor escura, como no ícone da Natividade: é a imagem da morada dos mortos, o Hades, também ela destinatária da salvação oferecida por Cristo.

Dentro desta caverna encontramos um crânio e alguns ossos. Mais do que dar nome ao monte (Gólgota é o termo aramaico para “lugar da caveira”), esses ossos, embora possam parecer estranhos à sensibilidade moderna, possuem aqui um profundo significado teológico: são os ossos de Adão!

Segundo uma antiga tradição, o Gólgota situa-se exatamente sobre o túmulo de Adão. No momento da morte de Cristo, um terremoto sacudiu o monte e abriu uma fenda (Mt 27,51), fazendo com que o sangue do Redentor, escorrendo da cruz, molhasse os ossos de nosso primeiro pai.

Evidentemente que se trata apenas de uma tradição, mas que simboliza aqui a universalidade da salvação oferecida por Cristo na cruz: toda a humanidade, representada pelos ossos de Adão, mesmo os mortos (como veremos no ícone da Ressurreição), é destinatária da misericórdia de Deus.

Cristo: Em Cristo crucificado vemos o cumprimento das profecias e imagens do Antigo Testamento: a serpente levantada no deserto (Nm 21,5-8; Jo 3,14-15), o estandarte sob o qual se reunirão todas as nações (Is 5,26; Jo 12,32), entre outros.

Mas o grande paralelo do ícone, tão querido para Paulo, é entre Cristo e Adão (cf. Rm 5, 12-21). Se o primeiro Adão pecou ao estender a mão para tomar o fruto da árvore, Cristo nos redime ao estender livremente as mãos na cruz para tudo doar. “Como em Adão todos morrem, em Cristo todos reviverão (1Cor 15,22)

Ele é aqui a árvore da vida, a “videira verdadeira” (Jo 15,1-6) que estende seus ramos (seus braços) até os confins da terra, para “salvar o que estava perdido” (Lc 19,10).

No ícone, Jesus geralmente aparece já morto, com a cabeça inclinada para o lado. Veste apenas um “perizoma”, isto é, um pano branco, o mesmo do ícone da Teofania. Sua nudez, além de remeter à nudez dos primeiros pais, evoca aqui seu despojamento total (Fl 2,6-11), o qual parece “escândalo para os judeus e loucura para os pagãos”, mas que na verdade é “poder e sabedoria de Deus” (1Cor 1,23-24).

Os anjos: Ladeando, no alto da cruz, a inscrição “O rei da glória”, encontramos dois anjos. São os mesmos que no ícone da Natividade anunciavam alegres o nascimento do Senhor, mas que aqui choram ou cobrem o rosto de tristeza por sua morte.

Em algumas versões do ícone encontramos ainda outros dois anjos: um, à direita, afasta uma mulher, enquanto o outro, à esquerda, aproxima uma mulher do lado de Cristo, do qual recolhe em um cálice “o sangue e a água” (Jo 19,34). Em outras versões há apenas este último, a recolher o sangue e a água, enquanto os outros dois recolhem o sangue que brota das mãos de Cristo.

A primeira mulher, expulsa pelo anjo, simboliza a “Sinagoga”, isto é, aqueles que não acolheram a mensagem do Salvador. Em contrapartida, a mulher que se aproxima de Cristo é a “Igreja”, o novo Povo de Deus, que acolheu sua mensagem e que nasce do lado aberto do seu Esposo e Senhor, renovando-se “no sangue e na água”, isto é, no Batismo e na Eucaristia, sacramentos da nova e eterna aliança.

Maria e João: Por fim, ladeiam Cristo os personagens que os relatos bíblicos colocam “aos pés da cruz”, divididos em dois grupos: de um lado Maria e as santas mulheres, do outro João e o centurião (Jo 19,25-27 e paralelos).

À esquerda estão as mulheres (Maria Madalena, Maria de Cléofas e Salomé), que permaneceram firmes junto à cruz, enquanto os Apóstolos fugiram. São as mirróforas (portadoras de perfumes), as primeiras a ouvir o anúncio do anjo na manhã da Ressurreição.

À direita encontramos o Apóstolo João e o centurião, os dois homens que acreditaram no Deus crucificado (Mt 527,54 e paralelos; Jo 19,35). Eles representam aqui, mais uma vez, a universalidade da salvação: todos são chamados, do antigo Israel (representado por João) e do novo Israel, a Igreja (representada pela figura de um pagão, o centurião romano), como no ícone da Natividade com os pastores e os magos.

Em algumas versões deste ícone encontramos também José de Arimateia e Nicodemos, os dois homens piedosos que se encarregaram do sepultamento do Senhor (Mt 27,57-60 e paralelos). Sua presença prefigura o Sábado Santo, o 2º dia do Tríduo Pascal (do pôr-do-sol da Sexta ao pôr-do-sol do Sábado), o dia do grande silêncio, durante o qual a Igreja espera junto ao sepulcro pela Ressurreição do Divino Esposo.

Na boca de José de Arimateia a tradição coloca neste momento o célebre Triságion, o hino do Deus “três vezes Santo”: “Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal, tende piedade de nós!”.

Vinde todos celebrar quem por nós foi crucificado! Ao vê-lo no madeiro Maria dizia: Embora carregues a cruz, tu és o meu Filho e o meu Deus
Kontákion do dia [8]

Notas:
[1] PASSARELLI, Gaetano. O ícone da Crucifixão. São Paulo: Ave Maria, 1996, p. 27. Coleção: Iconostásio, 09.
[2] Sobre a história desta celebração confira:
ADAM, Adolf. O Ano Litúrgico: Sua história e seu significado segundo a renovação litúrgica. São Paulo: Loyola, 2019, pp. 48-53.
DONADEO, Madre Maria. O Ano Litúrgico Bizantino. São Paulo: Ave Maria, 1998, pp. 97-99.
RIGHETTI, Mario. Historia de la Liturgia, v. I: Introducción general; El año litúrgico; El Breviario. Madrid: BAC, 1945, pp. 803-812.
[3] PASSARELLI, op. cit., p. 11.
[4] DONADEO, op. cit., p. 97.
[5] PASSARELLI, op. cit., p. 18.
[6] ibid., p. 23.
[7] ibid., p. 22.
[8] DONADEO, op. cit., p. 98.

Nenhum comentário:

Postar um comentário