sábado, 28 de março de 2020

Homilia: V Domingo da Quaresma - Ano A

Santo Efrém
Sermão sobre o final e admoestação
Que tua Ressurreição, ó Jesus, comunique a sua grandeza a nosso homem espiritual

Dissipa, Senhor, com a luz claríssima de tua sabedoria as trevas noturnas de nossa mente, para que, iluminados por ti, vos sirvamos com um espírito renovado e puro. O nascer do sol assinala o começo das obras dos mortais; prepara, Senhor, em nossos corações uma morada para aquele dia que não conhece ocaso. Concede-nos, Senhor, que cheguemos a contemplar em nós mesmos a vida da ressurreição, e que nada afaste nossas mentes das tuas delícias. Imprime em nossos corações, Senhor, por nossa constante adesão a ti, o selo desse dia eterno que não principia nem se rege pelo movimento solar.
Diariamente vos abraçamos em teus sacramentos e te recebemos em nosso corpo; torna-nos dignos de sentir em nossa pessoa a ressurreição que esperamos. Com a graça do Batismo escondemos em nosso coração o tesouro que nos destes; este mesmo tesouro está crescendo na mesa de teus sacramentos: concede-nos a alegria de tua graça. Possuímos, Senhor, o teu memorial recebido na mesa espiritual; faz que o desfrutemos em sua realidade plena na renovação futura.
Que possamos compreender a beleza de nossa condição através dessa beleza espiritual que tua vontade imortal depositou nas próprias criaturas mortais. Tua crucificação, Senhor, foi o término de tua vida corporal; concede-nos que nosso espírito esteja também crucificado em nossa vida espiritual. Que tua ressurreição, ó Jesus, comunique sua grandeza a nosso homem espiritual; que a contemplação de teus mistérios sirva para nós como reflexo para conhecê-la. Teus desígnios divinos, ó Salvador nosso, são figura do mundo espiritual. Concede-nos a graça de correr nele como homens espirituais.
Não prives, Senhor, o nosso espírito de tua manifestação espiritual, nem afasteis de nós o calor de tua suavidade. A mortalidade latente em nosso corpo nos conduz à corrupção; que a efusão de teu amor espiritual repare seus efeitos em nosso coração. Concede-nos, Senhor, chegar apressadamente à nossa cidade celeste e, assim como Moisés desde o cume do monte, possamos desde agora desfrutá-la por tua revelação.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 69-70. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São Pedro Crisólogo para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário