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quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Leitura litúrgica da Carta aos Romanos (5)

“O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

Devido à sua importância e extensão, já dedicamos quatro postagens da nossa série sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura ao estudo da presença da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm) nas celebrações do Rito Romano.

Após uma breve introdução, identificamos as celebrações em que sua leitura segue o critério da composição harmônica, isto é, da sintonia com o tempo ou a festa litúrgica:
1ª parte: Introdução à Carta e análise da leitura nos diversos tempos do Ano Litúrgico;
2ª parte: Missas dos santos, para diversas necessidades e votivas e sacramentos da Iniciação Cristã;
3ª parte: Sacramentos, sacramentais e Liturgia das Horas;
4ª parte: Liturgia das Horas (continuação) e antífonas.

Agora cabe contemplar sua leitura semicontínua na Celebração Eucarística e na Liturgia das Horas.

São Paulo escrevendo (Claude Vignon)

3. Leitura litúrgica da Carta aos Romanos: Leitura semicontínua

O segundo critério de seleção dos textos bíblicos para as celebrações indicado pelo n. 66 do Elenco das Leituras da Missa (ELM) é a leitura semicontínua. Esta consiste na proclamação dos principais textos de um livro na sequência, oferecendo aos fiéis um contato mais amplo com a Palavra de Deus [1].

a) Celebração Eucarística

Na Celebração Eucarística as Cartas Paulinas são lidas de maneira semicontínua tanto nos domingos quanto nos dias de semana do Tempo Comum (cf. ELM, nn. 107.110) [2].

Primeiramente nossa Carta é lida em 16 domingos do Tempo Comum, do IX ao XXIV Domingo do Tempo Comum no ano A, após a Primeira Carta aos Coríntios (capítulos 1 a 4) e antes da Carta aos Filipenses:

Domingos do Tempo Comum (Ano A):
IX Domingo: Rm 3,21-25a.28
X Domingo: Rm 4,18-25
XI Domingo: Rm 5,6-11
XII Domingo: Rm 5,12-15
XIII Domingo: Rm 6,3-4.8-11
XIV Domingo: Rm 8,9.11-13
XV Domingo: Rm 8,18-23
XVI Domingo: Rm 8,26-27
XVII Domingo: Rm 8,28-30
XVIII Domingo: Rm 8,35.37-39
XIX Domingo: Rm 9,1-5
XX Domingo: Rm 11,13-15.29-32
XXI Domingo: Rm 11,33-36
XXII Domingo: Rm 12,1-2
XXIII Domingo: Rm 13,8-10
XXIV Domingo: Rm 14,7-9 [3].

Nos dias feriais do Tempo Comum, por sua vez, a Carta é lida por quatro semanas, da XXVIII à XXXI semana do Tempo Comum no ano ímpar, entre a leitura dos profetas Jonas, Malaquias e Joel (XXVII semana) e o Livro da Sabedoria (XXXII semana):

XXVIII semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Segunda-feira: Rm 1,1-7
Terça-feira: Rm 1,16-25
Quarta-feira: Rm 2,1-11
Quinta-feira: Rm 3,21-30a
Sexta-feira: Rm 4,1-8
Sábado: Rm 4,13.16-18

XXIX semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Segunda-feira: Rm 4,20-25
Terça-feira: Rm 5,12.15b.17-19.20b-21
Quarta-feira: Rm 6,12-18
Quinta-feira: Rm 6,19-23
Sexta-feira: Rm 7,18-25a
Sábado: Rm 8,1-11

Papiro com o texto de Rm 1,1-7

XXX semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Segunda-feira: Rm 8,12-17
Terça-feira: Rm 8,18-25
Quarta-feira: Rm 8,26-30
Quinta-feira: Rm 8,31b-39
Sexta-feira: Rm 9,1-5
Sábado: Rm 11,1-2a.11-12.25-29

XXXI semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Segunda-feira: Rm 11,29-36
Terça-feira: Rm 12,5-16a
Quarta-feira: Rm 13,8-10
Quinta-feira: Rm 14,7-12
Sexta-feira: Rm 15,14-21
Sábado: Rm 16,3-9.16.22-27 [4].

b) Liturgia das Horas

Na Liturgia das Horas a leitura semicontínua da Sagrada Escritura tem lugar no Ofício das Leituras. No ciclo anual do Ofício, porém, não se lê a Carta aos Romanos, uma vez que, como vimos, esta já foi amplamente lida na Celebração Eucarística.

No ciclo bienal do Ofício das Leituras, por sua vez, o qual infelizmente ainda não foi traduzido para o Brasil, a Carta é lida de maneira semicontínua por quatro semanas, da I à IV semana do Tempo Comum nos anos ímpares, precedendo a leitura da Primeira Carta aos Coríntios.

Ofício das Leituras da I semana do Tempo Comum (Ciclo bienal: Ano ímpar)
Segunda-feira: Rm 1,1-17 - Saudação e ação de graças;
Terça-feira: Rm 1,18-32 - A ira de Deus contra a impiedade;
Quarta-feira: Rm 2,1-16 - O justo julgamento de Deus;
Quinta-feira: Rm 2,17-29 - A desobediência de Israel;
Sexta-feira: Rm 3,1-20 - Todos os homens se encontram sob o domínio do pecado;
Sábado: Rm 3,21-31 - Justiça de Deus pela fé.

Fomos enxertados na oliveira verdadeira, que é Cristo (cf. Rm 11)
(Abadia de Montecassino)

Ofício das Leituras da II semana do Tempo Comum (Ciclo bienal: Ano ímpar)
Domingo: Rm 4,1-25 - Abraão foi justificado por sua fé;
Segunda-feira: Rm 5,1-11 - A justificação do homem por meio de Jesus Cristo;
Terça-feira: Rm 5,12-21 - O velho e o novo Adão;
Quarta-feira: Rm 6,1-11 - Estai mortos para o pecado, mas viveis para Deus em Cristo Jesus;
Quinta-feira: Rm 6,12-23 - Oferecei vossos membros como armas de justiça a serviço de Deus;
Sexta-feira: Rm 7,1-13 - Não tive consciência do pecado senão pela Lei;
Sábado: Rm 7,14-25 - Encontro-me submetido à debilidade humana e vendido à ação do pecado.

Ofício das Leituras da III semana do Tempo Comum (Ciclo bienal: Ano ímpar)
Domingo: Rm 8,1-17 - Não vivemos a vida segundo a carne, mas segundo o Espírito;
Segunda-feira: Rm 8,18-39 - Certeza da glória futura;
Terça-feira: Rm 9,1-18 - Deus tem misericórdia de quem quer, e causa obstinação em quem lhe parece bem;
Quarta-feira: Rm 9,19-33 - A livre onipotência do Criador;
Quinta-feira: Rm 10,1-21 - Deus é Senhor de todos;
Sexta-feira: Rm 11,1-12 - Deus não rejeitou seu povo;
Sábado: Rm 11,13-24 - Se a raiz é santa, também o serão os ramos.

Ofício das Leituras da IV semana do Tempo Comum (Ciclo bienal: Ano ímpar)
Domingo: Rm 11,25-36 - Todo Israel será salvo;
Segunda-feira: Rm 12,1-21 - Somos um só corpo em Cristo;
Terça-feira: Rm 13,1-14 - Conselhos diversos;
Quarta-feira: Rm 14,1-23 - Nenhum de nós vive para si;
Quinta-feira: Rm 15,1-13 - Cada um cuide de comprazer o próximo para o bem;
Sexta-feira: Rm 15,14-33 - Ministério de Paulo;
Sábado: Rm 16,1-27 - Recomendações, saudações e doxologia [5].

Em relação à 2ª leitura do Oficio nesses dias, temos diversos textos dos Padres da Igreja em composição harmônica com a 1ª leitura, incluindo alguns Comentários à Carta aos Romanos, como os de Orígenes e de São João Crisóstomo. Na quarta-feira da IV semana, por sua vez, começa a leitura semicontínua da Carta aos Romanos de Santo Inácio de Antioquia.

Por fim, temos nada menos que 19 leituras breves do nosso escrito distribuídas ao longo das quatro semanas do Saltério nas Laudes, na Hora Média e nas Vésperas.

Cabe recordar que os salmos organizados nessas quatro semanas são entoados ao longo de todo o ano, porém as leituras são proferidas apenas no Tempo Comum, uma vez que Advento, Natal, Quaresma e Páscoa possuem leituras próprias.

I semana do Saltério:

- I Vésperas do domingo: Rm 11,33-36 [6], uma doxologia (breve fórmula de louvor) à sabedoria de Deus;

- Hora Média (9h) da segunda-feira: Rm 13,8.10 [7] - “O amor é o cumprimento perfeito da Lei”;

- Laudes da terça-feira: Rm 13,11b.12-13a [8], exortação a “despertar”, pois o “dia” está próximo;

- Vésperas da sexta-feira: Rm 15,1-3 [9], suportar as fraquezas dos “menos fortes” e não buscar apenas a própria satisfação.

II semana do Saltério:

- Hora Média do domingo: duas leituras que destacam a atuação do Espírito Santo:
9h: Rm 5,1-2.5 - O amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito;
12h: Rm 8,26 - O Espírito “vem em socorro da nossa fraqueza” [10];

- Vésperas da terça-feira: Rm 3,23-25a [11], a justificação é gratuita, “em virtude da redenção realizada em Jesus Cristo”;

“Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus” (Rm 11,33)
(Alegoria da sabedoria divina - Andrea Sacchi)

- Laudes da quarta-feira: Rm 8,35.37 [12], nada nos separará do amor de Cristo;

- Laudes da quinta-feira: Rm 14,17-19 [13], o Reino de Deus “é justiça e paz e alegria no Espírito Santo”;

- Laudes do sábado: Rm 12,14-16a [14], exortação a abençoar os que nos perseguem e a buscar a humildade.

III semana do Saltério:

- Hora Média do domingo: como no domingo anterior, temos aqui dois textos pneumatológicos:
9h: Rm 8,15-16 - No Espírito podemos chamar Deus de Pai;
12h: Rm 8,22-23 - Recebemos os primeiros frutos do Espírito, mas aguardamos ainda a plena realização [15];

- Hora Média (12h) da segunda-feira: Rm 6,22 [16], uma vez libertados do pecado, “frutifiquemos” para a santidade;

- Vésperas da terça-feira: Rm 12,9-12 [17], exortação ao amor fraterno;

- Hora Média da sexta-feira: duas leituras sobre a justificação pela fé:
9h: Rm 1,16b-17 - O Evangelho é “força salvadora de Deus para todo aquele que crê”;
12h: Rm 3,21-22a - A justificação se dá “mediante a fé em Jesus Cristo” [18].

IV semana do Saltério:

- Laudes da quinta-feira: Rm 8,18-21 [19], os sofrimentos do tempo presente não se comparam à glória que nos está reservada;

- Hora Média (9h) da sexta-feira: Rm 12,17a.19b-20a.21 [20] - “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem”;

- Vésperas da sexta-feira: Rm 8,1-2 [21], a “lei do Espírito” nos dá a vida em Cristo;

- Hora Média (12h) do sábado: Rm 15,5-7 [22], exortação à harmonia e à concórdia na comunidade, para que esta glorifique a Deus com “um só coração e a uma só voz”.


Com “um só coração e a uma só voz” concluímos, pois, nosso estudo sobre a leitura litúrgica da Carta aos Romanos nas celebrações do Rito Romano. Resta-nos apenas fazer eco às palavras do Apóstolo:

“Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada? Tenho a certeza que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os poderes celestiais, nem o presente nem o futuro, nem as forças cósmicas, nem a altura nem a profundeza, nem outra criatura qualquer será capaz de nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8,35.38-39).


Notas:
[1] cf. ALDAZÁBAL, José. A Mesa da Palavra I: Elenco das Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[2] ibid., pp. 104-106.
[3] LECIONÁRIO I: Dominical A-B-C. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1994.
[4] LECIONÁRIO II: Semanal. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1995.
[5] Os títulos das leituras foram traduzidos livremente a partir do texto espanhol divulgado pelo site Dei Verbum.
[6] OFÍCIO DIVINO. Liturgia das Horas segundo o Rito Romano. Tradução para o Brasil da segunda edição típica. São Paulo: Paulus, 1999, vol. III, p. 619; vol. IV, p. 573.
[7] ibid., vol. III, p. 652; vol. IV, p. 606.
[8] ibid., vol. III, p. 668; vol. IV, p. 622.
[9] ibid., vol. III, p. 734; vol. IV, p. 688.
[10] ibid., vol. III, p. 767; vol. IV, p. 721.
[11] ibid., vol. III, p. 811; vol. IV, p. 765.
[12] ibid., vol. III, p. 823; vol. IV, p. 777.
[13] ibid., vol. III, p. 844; vol. IV, p. 798.
[14] ibid., vol. III, p. 883; vol. IV, p. 837.
[15] ibid., vol. III, pp. 906-907; vol. IV, p. 861.
[16] ibid., vol. III, p. 926; vol. IV, p. 880.
[17] ibid., vol. III, p. 950; vol. IV, p. 904.
[18] ibid., vol. III, pp. 1006-1007; vol. IV, pp. 960-961.
[19] ibid., vol. III, p. 1116; vol. IV, p. 1070.
[20] ibid., vol. III, p. 1139; vol. IV, p. 1093.
[21] ibid., vol. III, p. 1143; vol. IV, p. 1097.
[22] ibid., v vol. III, p. 1157; vol. IV, p. 1111.

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