Páginas

terça-feira, 1 de agosto de 2023

A viagem do Papa a Portugal: JMJ Lisboa 2023

De 02 a 06 de agosto de 2023 o Papa Francisco realiza sua 42ª Viagem Apostólica fora da Itália e a 17ª dentro da Europa, por ocasião da 37º Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa (Portugal).

Com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39), esta é a 16ª edição internacional da JMJ e a 4ª presidida por Francisco, após os encontros do Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).


Esta é a 2ª vez que o Papa Francisco visita Portugal, uma vez que esteve em Fátima em maio de 2017 para a celebração do centenário das aparições e a Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto.

Antes dele outros três Papas já haviam visitado o país: São Paulo VI em 1967; São João Paulo II em 1982 1991 e 2000; e Bento XVI em 2010.

Programa da viagem

Terça-feira, 01 de agosto:

Antes da chegada do Papa, na terça-feira tem lugar a Missa de abertura da JMJ, presidida pelo Patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel José Macário do Nascimento Clemente, no Parque Eduardo VII, nomeado para a ocasião como “Colina do Encontro”. Extraordinariamente, foi celebrada a “Missa votiva” da Visitação de Nossa Senhora, tendo em vista o tema da Jornada.


Quarta-feira, 02 de agosto:

Pela manhã, após a chegada do Santo Padre a Lisboa, têm lugar a cerimônia de boas-vindas e o encontro com as autoridades.

À tarde o Papa preside a oração das Vésperas com os Bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e seminaristas no “Mosteiro dos Jerónimos”, utilizando os textos das Vésperas da quarta-feira da I semana do Saltério com algumas adaptações (hino, leitura, preces).

Confira algumas Fotos da celebração.

Quinta-feira, 03 de agosto:

O primeiro compromisso desse dia é o encontro com jovens universitários na Universidade Católica Portuguesa. Em seguida o Papa visita a sede das Scholas Occurentes, fundação de caráter educativo instituída pelo próprio Papa, no município de Cascais.

No fim da tarde o Pontífice participa da Cerimônia de acolhida com os jovens da JMJ no Parque Eduardo VII - “Colina do Encontro”, durante a qual se celebra uma breve Liturgia da Palavra, centrada no Evangelho (Lc 10,1-9).

Símbolos da JMJ (cruz peregrina e ícone de Nossa Senhora)
Sé de Lisboa (2021)

Sexta-feira, 04 de agosto:

Na manhã do terceiro de viagem o Papa atende as confissões de alguns jovens e encontra-se com representantes de centros de assistência sócio-caritativa.

No fim da tarde Francisco retorna à “Colina do Encontro” no Parque Eduardo VII para a tradicional oração da Via Sacra com os jovens.


Sábado, 05 de agosto:

Pela manhã o Papa se dirige ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde participa da oração do terço (rosário) com jovens enfermos na Capelinha das Aparições, contemplando os “mistérios gozosos” ou “da alegria”, tradicionalmente recitados aos sábados.


De volta a Lisboa, na parte da tarde Francisco tem seu costumeiro encontro privado com os membros da Companhia de Jesus.

Na noite do sábado, por fim, o Papa preside a Vigília com os jovens da JMJ no Parque Tejo, nomeado para a ocasião como “Campo da Graça”, durante a qual tem lugar a adoração eucarística e a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Papa Francisco em Fátima (2017)

Domingo, 06 de agosto:

Na manhã do domingo o Papa Francisco preside a Missa da Festa da Transfiguração do Senhor no encerramento da JMJ no “Campo da Graça”.

À tarde, por fim, o Santo Padre encontra-se com os voluntários da JMJ, retornando em seguida para Roma.

Atualização: No final da Missa de encerramento foi anunciado que, após o Jubileu dos Jovens que será celebrado em Roma durante o Jubileu Ordinário de 2025, a próxima edição internacional da JMJ terá lugar em Seoul (Coreia do Sul) em 2027. Esta será a 2ª JMJ na Ásia após o encontro de Manila (Filipinas) em 1995.

Alguns dados da Igreja Católica em Portugal:

Número de católicos: cerca de 9 milhões (87,8% da população)
Dioceses: 21
Paróquias: 4.574
Outros centros de pastoral: 1.835

Bispos: 47
Sacerdotes diocesanos: 2.389
Sacerdotes religiosos: 878
Diáconos permanentes: 420
Religiosos não sacerdotes: 215
Religiosas: 3.861
Seminaristas: 562

Escolas católicas: 637 (cerca de 84 mil estudantes)
Universidades católicas: 21 (cerca de 15 mil estudantes)

Hospitais: 59
Ambulatórios: 56
Casas para anciãos (“asilos”): 896
Orfanatos: 799
Outras instituições sociais: 1.178


Programa da viagem e estatísticas: Boletim de imprensa da Santa Sé. 

Confira também:

Mensagens do Papa:

Entrega da cruz e do ícone aos jovens portugueses (2020): Homilia do Papa / Fotos da celebração


Nenhum comentário:

Postar um comentário