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terça-feira, 25 de outubro de 2022

Leitura litúrgica da Carta aos Hebreus (4)

“A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes” (Hb 4,12).

Já foram três as postagens da nossa série sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura dedicadas à Carta aos Hebreus (Hb), importante escrito do Novo Testamento sobre o sacerdócio de Cristo.

Após uma breve introdução, identificamos todas as celebrações em que sua leitura segue o critério da composição harmônica: na Missa, nos demais sacramentos, nos sacramentais e na Liturgia das Horas.

Para acessar as postagens anteriores, clique aqui: Parte I / Parte II / Parte III

Agora nos cabe contemplar sua presença na Celebração Eucarística e na Liturgia das Horas do Rito Romano sob o critério da leitura semicontínua.

Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote

3. Leitura litúrgica da Carta aos Hebreus: Leitura semicontínua

Como indica o n. 66 do Elenco das Leituras da Missa, a leitura semicontínua consiste na proclamação dos principais textos de um livro na sequência, oferecendo aos fiéis um contato mais amplo com a Palavra de Deus [1].

a) Celebração Eucarística

As Cartas Paulinas, a Carta aos Hebreus e a Carta de Tiago são proclamadas de maneira semicontínua como 2ª leitura dos domingos do Tempo Comum, sem relação com a 1ª leitura e o Evangelho.

Contudo, como indica novamente o Elenco das Leituras da Missa (n. 107), “pareceu oportuno dividir a Carta aos Hebreus em duas partes, a primeira das quais se lê no ano B e a outra no ano C” [2].

Primeiramente, os capítulos 2 a 10, que compõem a parte mais “teológica” da Carta, são lidos em sete domingos, entre o XXVII e o XXXIII Domingos do Tempo Comum do ano B, após a leitura da Carta de Tiago:

XXVII Domingo: Hb 2,9-11;
XXVIII Domingo: Hb 4,12-13;
XXIX Domingo: Hb 4,14-16;
XXX Domingo: Hb 5,1-6;
XXXI Domingo: Hb 7,23-28;
XXXII Domingo: Hb 9,24-28;
XXXIII Domingo: Hb 10,11-14.18 [3].

Cumpre recordar que os últimos domingos do Tempo Comum (como os primeiros do Advento) possuem um caráter escatológico [4], “tema” presente, por exemplo, na perícope do XXXII Domingo: “O destino de todo homem é morrer uma só vez e, depois, vem o julgamento... [Cristo] aparecerá uma segunda vez para salvar aqueles que o esperam” (Hb 9,27-28).

Os capítulos 11 e 12 de Hebreus, por sua vez, de caráter mais parenético (de exortação moral), são lidos por quatro domingos, do XXII Domingos do Tempo Comum do ano C, entre a Carta aos Colossenses e a Carta a Filêmon:

XIX Domingo: Hb 11,1-2.8-19 (forma breve: Hb 11,1-2.8-12);
XX Domingo: Hb 12,1-4;
XXI Domingo: Hb 12,5-7.11-13;
XXII Domingo: Hb 12,18-19.22-24a [5].

"A Palavra de Deus é viva, eficaz, mais cortante que espada de dois gumes" (Hb 4,12)
Deus com os atributos de Ap 1–3: espada da Palavra, sete estrelas, sete candelabros... 

Além dos domingos, a leitura semicontínua dos livros do Novo Testamento tem lugar também nos dias de semana do Tempo Comum, intercalados pelos escritos do Antigo Testamento, várias semanas cada livro, conforme sua extensão [6].

A Carta aos Hebreus é lida por quatro semanas, da I à IV semanas do Tempo Comum no ano ímpar, sucedida pela leitura do Livro do Gênesis (capítulos 1–11) Trata-se de uma leitura bastante substancial, como podemos ver a seguir:

I semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Segunda-feira: Hb 1,1-6;
Terça-feira: Hb 2,5-12;
Quarta-feira: Hb 2,14-18;
Quinta-feira: Hb 3,7-14;
Sexta-feira: Hb 4,1-5.11;
Sábado: Hb 4,12-16 [7].

II semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Segunda-feira: Hb 5,1-10;
Terça-feira: Hb 6,10-20;
Quarta-feira: Hb 7,1-3.15-17;
Quinta-feira: Hb 7,25–8,6;
Sexta-feira: Hb 8,6-13;
Sábado: Hb 9,2-3.11-14 [8].

III semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Segunda-feira: Hb 9,15.24-28;
Terça-feira: Hb 10,1-10;
Quarta-feira: Hb 10,11-18;
Quinta-feira: Hb 10,19-25;
Sexta-feira: Hb 10,32-39;
Sábado: Hb 11,1-2.8-19” [9].

IV semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Segunda-feira: Hb 11,32-40;
Terça-feira: Hb 12,1-4;
Quarta-feira: Hb 12,4-7.11-15;
Quinta-feira: Hb 12,18-19.21-24;
Sexta-feira: Hb 13,1-8;
Sábado: Hb 13,15-17.20-21 [10].

Por fim, temos ainda uma leitura de Hebreus no sábado da VI semana do Tempo Comum no ano ímpar, como epílogo da leitura semicontínua de Gn 1–11. O texto proclamado aqui é Hb 11,1-7 [11], com o elogio de três personagens do Gênesis: Abel, Henoc e Noé.

"Vós vos aproximastes da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste" (Hb 12,22)
(Igreja de Todos os Santos, Hereford, Inglaterra)

b) Liturgia das Horas

Como vimos em nossa postagem anterior, a Igreja lê a Carta aos Hebreus de maneira semicontínua também no Ofício das Leituras da V semana da Quaresma e da Semana Santa, logo após contemplar a história da salvação até a IV semana com a leitura dos Livros do Êxodo, Levítico e Números. Hebreus completa essa leitura, pois “interpreta a aliança antiga à luz do Mistério Pascal de Cristo” [12].

Ofício das Leituras da V semana da Quaresma:
Domingo: Hb 1,1–2,4 - “O Filho de Deus, herdeiro de todas as coisas e colocado acima dos anjos”;
Segunda-feira: Hb 2,5-18 - “Jesus, autor da salvação, feito semelhante aos seus irmãos”;
Terça-feira: Hb 3,1-19 - “Jesus, apóstolo da fé que professamos”;
Quarta-feira: Hb 6,9-20 - “A fidelidade de Deus, garantia de nossa esperança”;
Quinta-feira: Hb 7,1-10 - “Melquisedec, figura do sacerdote perfeito”;
Sexta-feira: Hb 7,11-28 - “O sacerdócio eterno de Cristo”;
Sábado: Hb 8,1-13 - “O sacerdócio de Cristo na Nova Aliança” [13].

Ofício das Leituras da Semana Santa:
Domingo de Ramos: Hb 10,1-18 - “A nossa santificação pelo sacrifício de Cristo”;
Segunda-feira: Hb 10,19-39 - “Perseverança na fé. Expectativa do dia do julgamento”;
Terça-feira: Hb 12,1-13 - “Com os olhos fixos em Jesus, empenhemo-nos no combate que nos é proposto”;
Quarta-feira: Hb 12,14-29 - “Aproximamo-nos do monte do Deus vivo” [14].

Nos últimos três dias da Semana Santa (Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado), como vimos na postagem anterior, a leitura da Carta aos Hebreus segue o critério da composição harmônica.

Além do ciclo anual de leituras do Ofício, existe um ciclo bienal de leituras (ano par - ano ímpar), conforme explanado pela Instrução Geral da Liturgia das Horas, nn. 145-152 [15], o qual infelizmente não possui ainda tradução para o Brasil.

Nesse ciclo bienal do Ofício das Leituras a Carta aos Hebreus é lida na íntegra da III à V semana da Quaresma do ano ímpar, logo após o Livro do Deuteronômio, dando mais espaço aos Livros do Êxodo, Levítico e Números no ano par.

III semana da Quaresma (ano ímpar)
Domingo: Hb 1,1–2,4 - “O Filho de Deus, herdeiro universal, superior aos anjos”;
Segunda-feira: Hb 2,5-18 - “Jesus, autor da salvação, se fez semelhante a seus irmãos”;
Terça-feira: Hb 3,1-19 - “Jesus, apóstolo da nossa fé”;
Quarta-feira: Hb 4,1-13 - “Apressemo-nos em entrar no descanso do Senhor”;
Quinta-feira: Hb 4,14–5,10 - “Jesus Cristo, Sumo Sacerdote”;
Sexta-feira: Hb 5,11–6,8 - “Exortação a aprender os ensinamentos do que é perfeito”;
Sábado: Hb 6,9-20 - “A fidelidade de Deus é o fundamento da nossa esperança”.

Jesus Cristo, Rei e Sacerdote, entre Abraão e Melquisedec
(Pró-Catedral de São Patrício, Dundalk, Irlanda)

IV semana da Quaresma (ano ímpar)
Domingo: Hb 7,1-10 - “Melquisedec, modelo do sacerdote perfeito”;
Segunda-feira: Hb 7,11-28 - “O sacerdócio eterno de Cristo”;
Terça-feira: Hb 8,1-13 - “O sacerdócio de Cristo na nova aliança”;
Quarta-feira: Hb 9,1-10 - “A antiga Aliança é insuficiente”;
Quinta-feira: Hb 9,11-28 - “Cristo, Sumo Sacerdote, entrou uma vez para sempre no santuário com seu próprio sangue”;
Sexta-feira: Hb 10,1-10 - “Vossa santificação se realiza pelo sacrifício de Cristo”;
Sábado: Hb 10,11-25 - “Perseverança na fé”.

V semana da Quaresma (ano ímpar)
Domingo: Hb 10,26-39 - “A espera do Dia do Senhor”;
Segunda-feira: Hb 11,1-19 - “A fé dos antigos pais”;
Terça-feira: Hb 11,20-31 - “A fé dos antigos pais”;
Quarta-feira: Hb 11,32-40 - “O exemplo dos santos do Antigo Testamento”;
Quinta-feira: Hb 12,1-13 - “Com Cristo à cabeça, corramos a carreira que nos é proposta”;
Sexta-feira: Hb 12,14-29 - “O acesso ao monte do Deus vivo”;
Sábado: Hb 13,1-25 - “Vida quotidiana à imitação de Cristo” [16].

Nesse ciclo bienal do Ofício, as leituras de Hebreus na Quinta, Sexta e Sábado da Semana Santa são proferidas apenas no ano par, cedendo espaço a leituras do Livro das Lamentações no ano ímpar.

Quanto à 2ª leitura do Ofício, tomada dos textos dos Padres da Igreja, tanto no ciclo anual quanto no ciclo bienal ora complementa o texto de Hebreus, ora remete à proximidade da Páscoa e ao mistério da Paixão do Senhor.

Por fim, temos ainda três leituras breves do nosso escrito na Hora Média e nas Vésperas distribuídas ao longo das quatro semanas do Saltério.

Vale lembrar que os salmos organizados nestas quatro semanas são entoados ao longo de todo o ano, porém as leituras são proferidas apenas no Tempo Comum, uma vez que o Advento, o Natal, a Quaresma e a Páscoa possuem leituras próprias, como vimos em nossa postagem anterior.

- I Vésperas do domingo da III semana: Hb 13,20-21 [17], a conclusão da Carta, com uma referência à Ressurreição, adequada ao domingo: “O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos... o grande pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus”;

- II Vésperas do domingo da IV semana: Hb 12,22-24 [18], recordando nossa comunhão com a “Jerusalém celeste”, com todos os anjos e santos. Cumpre notar que antes da leitura entoa-se o hino de Ap 19,1-2.5-7, igualmente nesse contexto “celestial”.

- Hora Média (15h) da quinta-feira da IV semana: Hb 12,1b-2 [19], exortação à luta contra o pecado com “os olhos fixos em Jesus”.

Ícone de Cristo, o Bom Pastor, com vestes sacerdotais do Rito Romano
Na moldura, os Doze Apóstolos entre ramos de videira

Concluímos assim nosso percurso pela leitura litúrgica desta extraordinária obra que é a Carta aos Hebreus. Fica o convite: “Por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome” (Hb 13,15).

Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade: a Ele seja dada a glória pelos séculos dos séculos! Amém!” (Hb 13,8.21).

Notas:

[1] cf. ALDAZÁBAL, José. A Mesa da Palavra I: Elenco das Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[2] ALDAZÁBAL, op. cit., p. 104.
[3] LECIONÁRIO I: Dominical A-B-C. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1994, pp. x-y.
[4] A 2ª leitura dos últimos domingos do Tempo Comum é tomada, no ano A, da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses e, no ano C, da Segunda Carta aos Tessalonicenses.
[5] LECIONÁRIO I, pp. x-y.
[6] cf. ALDAZÁBAL, op. cit., p. 105.
[7] LECIONÁRIO II: Semanal. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1995, pp. x-y.
[8] ibid., pp. x-y.
[9] ibid., pp. x-y.
[10] ibid., pp. x-y.
[11] ibid., pp. x-y.
[12] ALDAZÁBAL, José. Instrução Geral sobre a Liturgia das Horas - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2010, p. 87.
[13] OFÍCIO DIVINO, v. II, pp. 303.312.320.327.335.342.350.
[14] ibid., v. II, pp. 364.374.382.390.
[15] cf. ALDAZÁBAL, op. cit., 2010, pp. 85-88.
[16] Fonte: DeiVerbum.org: Leccionario Bienal Bíblico Patrístico.
[17] OFÍCIO DIVINO, v. III, p. 893; v. IV, p. 847.
[18] ibid., v. III, p. 1049; v. IV, p. 1003.
[19] ibid., v. III, p. 1121; v. IV, p. 1075.

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