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sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Os santos do Antigo Testamento (3)

Vós vos aproximastes dos espíritos dos justos que chegaram à perfeição” (cf. Hb 12,22-23)

Já dedicamos duas postagens aqui em nosso blog sobre os santos do Antigo Testamento (AT), além de uma introdução, fundamentando sua devoção: na primeira trouxemos suas comemorações no Martirológio Romano desde os Patriarcas até a época dos juízes; e, na segunda, os santos da época da monarquia, os profetas da tradição oral e os “Profetas maiores”.

Para este terceira e última postagem deixamos o grupo dos “Profetas menores”, assim chamados não por terem menor importância, mas sim pela breve extensão de seus escritos, e outros personagens da história de Israel

1. “Profetas menores”

Os “Profetas menores” são 12 livros que remontam aos séculos VIII a V a. C. Em nossa apresentação dos seus “elogios” no Martirológio buscaremos seguir aproximadamente a cronologia:
Século VIII a. C.: Amós, Oseias e Miqueias;
Século VII a. C.: Sofonias, Naum e Habacuc;
Século VI a. C.: Abdias, Ageu, Zacarias e Joel;
Século V a. C.: Malaquias e Jonas.

Amós: 15 de junho
A comemoração de Santo Amós, profeta, que era pastor de gado e cultivador de sicômoros quando o Senhor o enviou aos filhos de Israel, para proclamar a sua justiça e santidade divinas contra as prevaricações do seu povo.

Santo Amós

Oseias: 17 de outubro
Comemoração de Santo Oseias, profeta, que, não só com palavras mas com a própria vida, anunciou ao infiel povo de Israel o Senhor como Esposo sempre fiel e de infinita misericórdia.

Santo Oseias

Começamos com os únicos dois profetas do reino do Norte (Israel): Amós e Oseias. Ambos criticam duramente a infidelidade do povo, a injustiça social e a hipocrisia de um culto a Deus apenas externo. Ambos vaticinam a queda do reino do Norte, que de fato é tomado pelos assírios em 722 a. C.

Para acessar nossa postagem sobre a leitura litúrgica do Livro de Amós, clique aqui; para acessar a postagem sobre o Livro de Oseias, clique aqui.

Miqueias: 21 de dezembro
Comemoração de São Miqueias, profeta, que, nos dias de Joatão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, defendeu com a sua pregação os oprimidos, condenou os ídolos e as injustiças e anunciou ao povo eleito que havia de nascer em Belém de Judá o rei prometido desde os tempos antigos, para apascentar Israel com o poder do Senhor.

Passando ao reino do Sul (Judá) temos Miqueias, contemporâneo de Isaías. Sua obra intercala oráculos de julgamento contra os dois reinos, do Sul e do Norte, com oráculos de salvação, anunciando da paz messiânica. Como dito em seu "elogio" acima, é o profeta que indica Belém como a cidade natal do Messias.

São Miqueias

Para acessar nossa postagem sobre a leitura do Livro de Miqueias nas celebrações litúrgicas, clique aqui.

Sofonias: 03 de dezembro
Comemoração de São Sofonias, profeta, que, nos dias de Josias, rei de Judá, anunciou a ruína dos ímpios no dia da ira do Senhor e fortaleceu os pobres e indigentes na esperança da salvação.

Sofonias adverte o reino de Judá de seus pecados, particularmente da idolatria (sob influência de povos vizinhos) vaticinando a proximidade do “dia do Senhor”.

São Sofonias

Naum: 01 de dezembro
Comemoração de São Naum, profeta, que pregou Deus como Aquele que governa o curso dos tempos e julga os povos com justiça.

A profecia de Naum anuncia a destruição da cidade de Nínive, então capital do Império Assírio. A cidade seria efetivamente atacada pelos medos e caldeus em 612 a. C.

São Naum

Habacuc: 02 de dezembro
Comemoração de Santo Habacuc, profeta, que, perante a iniquidade e violência dos homens, anunciou o juízo de Deus, mas também a sua misericórdia, dizendo: «O justo viverá pela sua fé».

O Livro de Habacuc é sobretudo um lamento a Deus por causa da opressão dos inimigos, que poderiam aqui ser tanto os assírios como os caldeus (babilônios). Sua afirmação de que “o justo viverá por sua fidelidade” (Hab 2,4) será depois retomada por Paulo (Rm 1,17; Gl 3,11).

São Habacuc

Abdias: 19 de novembro
Comemoração de Santo Abdias, profeta, que, depois do exílio do povo de Israel, anunciou a ira do Senhor contra os povos inimigos.

A breve profecia de Abdias, com apenas um capítulo, anuncia a destruição do reino de Edom, pois o mesmo não auxiliou Judá no momento de necessidade, por ocasião da invasão dos babilônios.

Santo Abdias

Ageu: 16 de dezembro
Comemoração de Santo Ageu, profeta, que, no tempo de Zorobabel, governador de Judá, exortou o povo para reedificar a casa do Senhor, à qual afluiria o tesouro de todas as nações.

Outro breve escrito, com dois capítulos, a profecia de Ageu situa-se logo após o retorno do exílio da Babilônia (539 a. C.), durante o governo de Zorobabel, uma vez que insiste na importância da reconstrução do Templo.

Santo Ageu

Zacarias: 06 de setembro
Comemoração de São Zacarias, profeta, que vaticinou o regresso do povo no exílio à terra prometida e anunciou a vinda de um rei pacífico, que Cristo Senhor admiravelmente cumpriu na sua entrada triunfal na Cidade Santa de Jerusalém.

O “elogio” deste profeta possui uma imprecisão histórica: Zacarias não atuou durante o exílio, mas sim após o retorno do povo, no reinado de Dario (Zc 1,1). É um escrito com fortes influências apocalípticas, cheio de visões. Anuncia a restauração de Israel após o exílio e a salvação messiânica.

Possui, de fato, várias profecias sobre o Messias, destacando-se sua entrada pacífica em Jerusalém sobre um jumentinho (Zc 9,9-10), cumprida por Cristo no Evangelho (Mt 21,1-11 e paralelos).

São Zacarias

Joel: 19 de outubro
Comemoração de São Joel, profeta, que anunciou o grande dia do Senhor e o mistério da efusão do seu Espírito sobre toda a criatura, que a majestade divina realizou admiravelmente em Cristo no dia de Pentecostes.

A profecia de Joel divide-se em duas partes: uma “Liturgia penitencial”, exortando à conversão, e a resposta de Deus com a promessa da efusão do Espírito Santo.

São Joel

Para acessar nossa postagem sobre a leitura do Livro de Joel nas celebrações litúrgicas, clique aqui.

Malaquias: 18 de dezembro
Comemoração de São Malaquias, profeta, que, depois do desterro de Babilônia, anunciou o grande dia do Senhor e a sua vinda ao templo e também a oblação pura que sempre e em toda a parte se havia de oferecer ao seu nome.

Um dos últimos profetas do AT, Malaquias adverte contra os pecados dos sacerdotes e anuncia o triunfo dos justos no “dia do Senhor”.

São Malaquias

Jonas: 21 de setembro
Comemoração de São Jonas, profeta, filho de Amitai, cujo nome foi dado a um livro do Antigo Testamento; a sua saída do ventre da baleia é evocada no próprio Evangelho como sinal da Ressurreição do Senhor (cf. Mt 12,40).

Como o “elogio” indica, o nome de Jonas (mencionado em 2Rs 14,25) é usado para nomear o personagem de uma narrativa exemplar sobre a conversão e o perdão de Deus. A história de Jonas é citada por Jesus no Evangelho (Mt 12,38-41) como uma prefiguração da sua Ressurreição.

São Jonas

Até então todos os profetas mencionados são celebrados no Rito Bizantino nas mesmas datas que no Rito Romano, exceto Jonas, transferido para o dia seguinte, 22 de setembro, uma vez que o dia 21 é a festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista. O mesmo fazem os luteranos; porém, dentre os “Profetas menores”, eles comemoram apenas Jonas, talvez por sua referência no Evangelho.

Cumpre notar ainda que dos 12 profetas citados, 6 são celebrados durante o mês de dezembro, isto é, durante o Advento, período de preparação para o Natal do Senhor, recordando assim a expectativa do povo de Israel pela vinda do Messias, iluminada pela atuação dos profetas.

2. Outros personagens da história de Israel:

Concluiremos nossa pesquisa com alguns outros personagens da história da primeira aliança que não se enquadram nas “categorias” até então analisadas:

Esdras: 13 de julho
Comemoração de Santo Esdras, sacerdote e escriba, que, no tempo de Artaxerxes, rei dos persas, regressando da Babilônia para a Judeia, congregou o povo disperso e se empenhou com grande diligência para que a lei do Senhor fosse investigada, posta em prática e ensinada em Israel.

A atuação de Esdras, junto com o governador Neemias, marca o retorno do povo do exílio da Babilônia e sua reorganização, com a reconstrução do Templo e dos muros de Jerusalém. Em Ne 8 temos uma solene renovação da aliança, com Esdras fazendo a leitura da Lei diante de todo o povo.

Santo Esdras

Para acessar nossa postagem sobre a leitura litúrgica dos Livros de Esdras e Neemias, clique aqui.

Os sete irmãos mártires e Eleazar: 01 de agosto
Comemoração da paixão dos santos sete irmãos mártires, que em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, durante o reinado de Antíoco Epifânio, pela sua invencível fidelidade à lei do Senhor foram cruelmente entregues à morte, juntamente com sua mãe, que sofreu a morte de cada um deles, mas em todos foi coroada de glória, como se narra no Segundo Livro dos Macabeus.
Comemora-se também Santo Eleazar, um dos escribas mais notáveis, homem de avançada idade, que na mesma perseguição, recusou comer carne sacrílega para salvar a vida, preferindo a morte gloriosa a uma vida desonrada, e se adiantou espontaneamente para o suplício, deixando um insigne exemplo de virtude.

O martírio do escriba Eleazar e dos sete irmãos diante de sua mãe é narrado no livro deuterocanônico de 2Mc (cap. 6-7). Eles são mortos por se recusarem a aderir às práticas pagãs introduzidas pelo rei Antíoco IV Epífanes (ou Epifânio), do Império Selêucida (séc. II a. C.). Pouco depois os selêucidas seriam derrotados na revolta liderada por Judas Macabeu.

Santos Eleazar e os sete irmãos, mártires, com sua mãe

Para acessar nossa postagem sobre a leitura dos Livros dos Macabeus nas celebrações litúrgicas, clique aqui.

Jó: 10 de maio
Comemoração do Santo Jó, homem de admirável paciência na terra de Hus.

O Livro de Jó, que narra a história deste personagem, pertence ao grupo dos escritos sapienciais. Trata-se de uma narrativa exemplar, que reflete sobre o mistério do sofrimento dos justos. Os luteranos celebram o justo Jó no dia 09 de maio.

São Jó

Para acessar nossa postagem sobre a leitura litúrgica do Livro de Jó, clique aqui.

Santos do AT não celebrados no Rito Romano

Como nas postagens anteriores, vamos elencar aqui alguns santos do AT que não constam na atual edição do Martirológio Romano, mas que são celebrados por outras tradições cristãs.

Neemias

No “Domingo dos Antepassados” algumas igrejas bizantinas celebram os dois reformadores de Israel após o exílio da Babilônia: o sacerdote e escriba Esdras, sobre o qual já falamos acima, e o governador Neemias.

São Neemias

Judite

No mesmo domingo temos a recordação de Judite, uma jovem viúva que consegue subjugar o general inimigo Holofernes. O livro que traz sua narrativa (um dos deuterocanônicos) possui várias inconsistências históricas, sendo difícil de datar.

Santa Judite

Ester: 24 de maio

Os luteranos, por sua vez, incluem entre as comemorações dos justos do AT a rainha Ester, que teria se tornado esposa do rei persa enquanto este império detinha o controle sobre Israel (após o exílio da Babilônia) e intercedeu junto ao rei por seu povo.

Santa Ester

Encerramos assim nosso percurso pelos “elogios” dos santos do Antigo Testamento. A partir da próxima sexta-feira, 06 de novembro, começaremos a apresentar os santos do Novo Testamento comemorados pelo Martirológio Romano.

[Para acessar a primeira postagem sobre os santos do Novo Testamento, clique aqui]

2 comentários:

  1. Prezado, fiz um comentário infeliz na página da "Parte 2", onde mencionei que senti falta de menções aos sete mártires e Eleazar, de II Macabeus. Ora, isso não tem sentido já que são mencionados aqui na terceira parte. Caso consiga apagar o que escrevi lá, seria legal.

    São Pio X, em um trabalho sobre a História da Religião editado junto ao seu Catecismo, situa o livro de Judite (difícil de datar, segundo este artigo) no tempo do Rei Manassés. A meu ver, isso faz muito sentido, já que a história de Judite de certo modo lança luzes sobre as circunstâncias do retorno de Manassés ao trono, após este ter sido preso pelos assírios (II Cr 33,11-13).

    Lendo só o livro das Crônicas, percebe-se que Manassés retornou ao trono surpreendentemente, graças à intervenção de Deus, mas só por Crônicas é muito difícil imaginar as circunstâncias do retorno, as "causas segundas". Perfeitamente razoável que a derrota dos assírios em Betúlia, tão surpreendente quanto o retorno de Manassés a Jerusalém, tenha contribuído de alguma forma para essa restauração do Reino, que assim durou mais algumas décadas antes da deportação para Babilônia.

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    1. Recomendo conferir aqui no blog a postagem intitulada "Leitura litúrgica do Livro de Judite", na qual aprofundo a história desse livro.

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