No dia 04 de setembro de 2022 o Papa Francisco presidiu sem celebrar a Santa Missa do XXIII Domingo do Tempo Comum (ano C) na Praça de São Pedro para a Beatificação do seu predecessor, o Papa João Paulo I (Albino Luciani), que foi Bispo de Roma por apenas 33 dias, de 26 de agosto a 28 de setembro de 1978.
A Liturgia Eucarística foi celebrada pelo Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, assistido pelo Monsenhor Ján Dubina.
O Santo Padre, por sua vez, foi assistido pelos Monsenhores Diego Giovanni Ravelli e L'ubomir Welnitz, endossando um pluvial que pertenceu a João Paulo II, o qual também foi usado por Bento XVI em algumas ocasiões. O livreto da celebração pode ser visto aqui.
Imagem do Bem-aventurado João Paulo I, "o sorriso de Deus"
Ritos iniciais
Pedido da Beatificação: O Postulador, Cardeal Beniamino Stella, lê a biografia do Beato
O Papa Francisco profere a fórmula da Beatificação
A imagem do novo Beato é apresentada aos fiéis
Veneração das relíquias
O Cardeal Stella e o Bispo de Belluno-Feltre saúdam o Papa
Glória
Evangelho
Homilia
Liturgia Eucarística (celebrada pelo Cardeal Semeraro)
Consagração
O Papa Francisco durante o Pai nosso
Silêncio após a Comunhão
Bênção
Sobre as relíquias:
Uma vez que o corpo de João Paulo I não foi exumado, permanecendo em seu túmulo na cripta da Basílica de São Pedro, foi exposta como "relíquia" seu esquema sobre as virtudes teologais, que foram meditadas por ele em três das suas Catequeses como Papa: Fé (13 de setembro), Esperança (20 de setembro) e Caridade (27 de setembro).
Sua primeira Catequese, por sua vez, foi dedicada à virtude da Humildade (06 de setembro), que era também seu lema episcopal (em latim, Humilitas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário