Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2022

A viagem do Papa Francisco a Malta

Entre os dias 02 e 03 de abril de 2022 o Papa Francisco realiza sua 36ª Viagem Apostólica fora da Itália e a 15ª dentro da Europa, tendo como destino a República de Malta.

Santuário de Nossa Senhora de Ta' Pinu em Malta

Esta será a quarta vez que o pequeno país insular recebe o Sucessor de Pedro, após duas visitas de São João Paulo II (†2005) e uma do Papa Bento XVI.

O Papa polonês visitou Malta de 25 a 27 de maio de 1990 e nos dias 08 e 09 de maio de 2001, no contexto de uma peregrinação “Nos passos de Paulo” como eco do Grande Jubileu do Ano 2000. Nesta última visita o Papa presidiu a Beatificação de três fiéis malteses.

Bento XVI, por sua vez, visitou o país entre 17 e 18 de abril de 2010, por ocasião dos 1950 anos do naufrágio do Apóstolo Paulo no arquipélago (cf. At 27–28) e como “eco” do Ano Paulino (2008-2009).

São João Paulo II coroa a imagem de Nossa Senhora de Ta' Pinu (1990)

A viagem de Francisco estava prevista inicialmente para o dia 31 de maio de 2020, sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. No ano de 2020, com efeito, o material da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos havia sido preparado pelas igrejas cristãs em Malta, com o tema “Eles nos demonstraram um benevolência fora do comum” (At 28,2). Este mesmo versículo é agora retomado como lema da visita do Santo Padre.

Programa da viagem:

02 de abril (sábado):

O Papa Francisco chega a Malta na manhã do sábado, dia 02 de abril. Seu primeiro compromisso é o encontro com as autoridades civis na capital, Valeta (ou Valletta).

À tarde o Papa dirige-se de barco à ilha de Gozo, a segunda maior ilha do arquipélago maltês, onde preside um momento de oração no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Ta' Pinu, retornando à ilha de Malta no final da tarde.

Confira a homilia do Papa e as fotos da celebração no Santuário de Ta' Pinu.

Imagem de Nossa Senhora de Ta' Pinu (Malta)

03 de abril (domingo):

Na manhã do domingo, 03 de abril, após um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus (jesuítas) na sede da Nunciatura Apostólica em Rabat, o Santo Padre visita a gruta de São Paulo, junto à Basílica do Apóstolo na mesma cidade.

Confira a oração do Papa e as fotos da visita à Gruta de São Paulo clicando aqui.

Ainda pela manhã o Papa dirige-se à cidade de Floriana, onde preside a Santa Missa do V Domingo da Quaresma no “Largo dei Granai”, a praça diante da igreja paroquial da cidade.


O último compromisso da viagem, na tarde do domingo, é a visita ao centro para migrantes “John XXIII Peace Lab”, em Hal Far, distrito do município de Zurrieq. Após o encontro com os migrantes, o Santo Padre retorna a Roma.

Bento XVI reza na Gruta de São Paulo em Rabat (2010)

Alguns dados da Igreja Católica em Malta:

Número de católicos: 408 mil (cerca de 85% da população)
Dioceses: 02
Paróquias: 85

Bispos: 06
Sacerdotes diocesanos: 411
Sacerdotes religiosos: 305
Religiosos (as): 830
Seminaristas: 48

Escolas católicas: 72
Universidades católicas: 02

Logotipo da viagem do Papa Francisco a Malta

Programa da viagem e estatísticas: Boletim de imprensa da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário