Páginas

sábado, 7 de novembro de 2020

Homilia: XXXII Domingo do Tempo Comum - Ano A

São Cirilo de Alexandria
Fragmentos sobre o Evangelho de São Mateus
Não há suficiente para nós e para vós

É necessário que aquele que desempenha uma função sagrada não tenha censura nem no corpo nem na alma, como também Paulo afirma: Para que ela seja santa em corpo e alma.
Visto que é usual na Escritura dividir o tempo em cinco períodos, assinala a cada período almas santas e almas ímpias, da mesma maneira que cada tempo tem pessoas sábias e insensatas, justas e injustas.
Com o fato de que todas as virgens foram com suas lâmpadas, Jesus demonstra que todas as almas foram iluminadas por Deus mediante leis naturais e inatas, mas também pelas leis escritas por Moisés. Todas as virgens foram ao encontro do esposo. Todas estavam decididas a buscar o benefício de Deus, e a unir-se espiritualmente com o esposo que semeia nos corações dos fiéis a semente de todo tipo de virtude: por isso é chamado esposo. Contudo, alguns não suportam viver de maneira moderada, ainda que possuam a iluminação de Deus...
Em tom de ironia chama ao seu sono a morte da carne, que necessariamente acontecerá tanto ao sábio como ao insensato, àqueles aos quais a trombeta dos anjos despertará nos tempos da segunda vinda de Cristo.
Como a morte é importante, todos serão ressuscitados, bons e maus, e todos estarão dispostos a preparar sua defesa diante do juiz. Isto é representado na parábola quando cada virgem prepara a sua lâmpada, resumindo tudo o que ocorreu em sua vida.
Como as insensatas não trouxeram nada, sua alma começa a esvaecer-se e como a apagar-se e a serem levadas até um delírio, pensando que terão compaixão delas graças à virtude dos outros. Por isso são rejeitadas quando as outras lhes dizem: Não há suficiente para nós e para vós.
A virtude de cada um a muito custo basta para a salvação da alma, porque até aqueles que são sábios cometem transgressões de muitas maneiras.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 246-247. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São Gregório Nazianzeno para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário