Páginas

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

A viagem do Papa à Tailândia e ao Japão

Entre os dias 20 e 26 de novembro de 2019 o Papa Francisco realiza sua 32ª Viagem Apostólica fora da Itália, com destino à Tailândia e ao Japão.

Esta será a 9ª viagem de Francisco à Ásia e a segunda visita de um Papa em ambos os países: a Tailândia recebeu João Paulo II em 1984 e o Japão em 1981 (as duas ocasiões no contexto de viagens a vários países asiáticos).

Papa João Paulo II no Japão (1981)

Programa da viagem:

Dia 19 de novembro (terça-feira):
Partida de Roma no início da noite.

Dia 20 de novembro (quarta-feira):
Chegada ao aeroporto de Bangkok, capital da Tailândia, à tarde. Não são previstos outros compromissos neste dia.

Dia 21 de novembro (quinta-feira):
Pela manhã, encontros com as autoridades civis, com o Patriarca Supremo do Budismo na Tailândia e visita a um hospital.
À tarde acontece o encontro com o Rei da Tailândia e a Missa da Memória da Apresentação de Maria no Estádio Nacional em Bangkok (cf. a homilia do Papa e as fotos da celebração).

Dia 22 de novembro (sexta-feira):
No seu segundo dia de compromissos em Moçambique, Francisco encontra-se pela manhã com os sacerdotes e religiosos em uma paróquia da capital e com os Bispos da Tailândia no Santuário do Beato Nicholas Bunkerd Kitbamrung.
Na parte da tarde estão previstos o encontro com representantes de outras igrejas cristãs e de outras religiões, além de presidir a Missa da Memória de Santa Cecília com os jovens da Tailândia na Catedral da Assunção em Bangkok (cf. a homilia do Papa e as fotos da celebração).

Logotipo da viagem à Tailândia

Dia 23 de novembro (sábado):
Na manhã de sábado o Papa se despede da Tailândia no Aeroporto de Bangkok, de onde embarca para o Japão, chegando à capital, Tóquio, no fim da tarde. Neste dia encontra-se com os Bispos japoneses na Nunciatura Apostólica.

Dia 24 de novembro (domingo):
O domingo começa com a partida para as cidades de Nagasaki e Hiroshima, atingidas conhecidas pelo ataque nuclear durante a Segunda Guerra Mundial. Em Nagasaki o Papa visita o monumento aos mártires japoneses e celebra a Missa da Solenidade de Cristo Rei em um estádio local (cf. a homilia do Papa e as fotos da celebração).
Em Hiroshima, no fim da tarde, o Papa preside um encontro pela paz no memorial do ataque, retornando em seguida a Tóquio.

Dia 25 de novembro (segunda-feira):
O Santo Padre inicia os compromissos deste dia na capital japonesa encontrando-se com sobreviventes do terremoto que atingiu o país em 2011. Em seguida visita o Imperador Naruhito e encontra-se com os jovens na Catedral de Santa Maria em Tóquio.
À tarde celebra a Missa pelo dom da vida humana [1] em um estádio local (cf. a homilia do Papa e as fotos da celebração). e, em seguida, encontra-se com as autoridades civis.

Dia 26 de novembro (terça-feira)
No último dia da viagem, Papa Francisco realiza uma visita privada aos jesuítas da Sophia Universitiy, com os quais celebra a Missa, realizando em seguida uma visita à própria Universidade, seu último compromisso público da viagem.
Dirigindo-se no final da manhã ao aeroporto de Tóquio, o Santo Padre embarca em direção a Roma, retornando à Cidade Eterna no final da tarde.

Logotipo da viagem ao Japão

[1] Este formulário consta entre as Missas para as diversas circunstâncias da 3ª edição do Missal Romano em língua inglesa. Será a única Missa votiva celebrada pelo Papa nesta viagem: os outros formulários são da Liturgia do dia.

Alguns dados da Igreja Católica na Tailândia:
Número de católicos: 389.000 (0,59% da população)
Dioceses: 11
Paróquias: 502
Bispos: 16
Sacerdotes diocesanos: 523
Sacerdotes religiosos: 312
Religiosos (as): 1.584
Seminaristas: 1.077
Escolas católicas: 416 (cerca de 466 mil estudantes)
Universidades católicas: 10 (cerca de 22 mil estudantes)
Hospitais e ambulatórios: 12
Asilos: 26
Orfanatos: 115
Outras instituições sociais: 37

Alguns dados da Igreja Católica no Japão:
Número de católicos: 536.000 (0,42% da população)
Dioceses: 16
Paróquias: 859
Bispos: 29
Sacerdotes diocesanos: 511
Sacerdotes religiosos: 896
Diáconos permanentes: 29
Religiosos (as): 5.149
Seminaristas: 113
Escolas católicas: 758 (cerca de 151 mil estudantes)
Universidades católicas: 57 (cerca de 53 mil estudantes)
Hospitais e ambulatórios: 39
Asilos: 274
Orfanatos: 236
Outras instituições sociais: 57

Com informações do site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário