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quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Leitura litúrgica da Primeira Carta de João (2)

“O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos” (1Jo 1,3)

Damos continuidade com esta postagem à nossa análise da leitura litúrgica da Primeira Carta de João (1Jo), livro recomendado neste “Mês da Bíblia” de 2019.

Nesta segunda parte continuamos a considerar as leituras escolhidos sob o critério da composição harmônica, conforme proposto no n. 66 do Elenco das Leituras da Missa [1]: escolha em sintonia com o tempo ou a festa litúrgica.

2. Leitura litúrgica da 1Jo: Composição harmônica

b) Sacramentos e Sacramentais:

Até então consideramos as leituras da 1Jo apenas na celebração da Missa. Passamos agora aos demais Sacramentos e aos Sacramentais, nos quais elas aparecem geralmente ad libitum (à escolha), uma vez que os Rituais oferecem várias opções de leituras.

O Sacramento da Reconciliação é o mais rico em opções da 1Jo, totalizando cinco perícopes [2]. Há textos de diferentes tamanhos, que podem ser usados nas várias formas de celebração deste sacramento:
- 1Jo 1,5-10: convite a reconhecer os próprios pecados e caminhar na luz;
- 1Jo 2,1-2: Cristo é a vítima de expiação pelos nossos pecados;
- 1Jo 2,3-11: exortação a guardar os mandamentos;
- 1Jo 3,1-24: oposição entre o amor, atitude dos filhos de Deus, e o ódio, atitude dos filhos do Diabo;
- 1Jo 4,16-21: exortação ao amor a Deus e aos irmãos.

Ainda dentro dos sacramentos de cura, na celebração da Unção dos Enfermos pode ser lido o texto de 1Jo 3,1-2 [3], que, dirigido aos enfermos, adquire um sentido de consolação, pois proclama a alegria pelo dom da filiação divina.

João, o "discípulo amado"

Por fim, para a celebração do Matrimônio encontramos duas opções de leituras tomadas da nossa carta: 1Jo 3,18-24 e 1Jo 4,7-12 [4], ambas exortações ao amor, tema fundamental neste sacramento.

Passando aos Sacramentais, encontramos primeiramente uma leitura da 1Jo na Instituição de leitores. Aqui pode ser lido o Prólogo da Carta: 1Jo 1,1-4 [5], o testemunho do autor sobre o anúncio da Palavra da Vida.

Passando às celebrações das Bênçãos, temos dois formulários nos quais está prevista a mesma perícope, 1Jo 5,1-6, com diferentes ênfases. Na Bênção de imagens de santos [6], omitido o v. 6, a ênfase está no o amor a Deus inseparável do amor a seus filhos (v. 2), o que fundamenta a veneração dos santos.

Na Bênção da água [7], por sua vez, a ênfase recai justamente sobre o v. 6, o já referido tríplice testemunho sobre Cristo (Espírito, água e sangue), naturalmente destacando-se aqui o simbolismo da água.

c) Liturgia das Horas:

Na Liturgia das Horas é preciso distinguir entre leituras longas, proferidas no Ofício das Leituras, e leituras breves, proferidas nas demais Horas (Laudes, Hora Média e Vésperas).

Temos duas leituras longas da Primeira Carta de João, ambas em celebrações dos santos.

Primeiramente, no Ofício das Leituras da Festa de São João Evangelista (27 de dezembro), lemos o início da Carta: 1Jo 1,1–2,3 [8]. Como se atribui a esse santo a autoria (ou, ao menos, o “patrocínio teológico”) do escrito, é natural a escolha desta perícope. Digno de nota é também o tema da luz aqui presente, recorrente no Tempo do Natal, no qual se insere esta festa.

No Ofício das Leituras do Comum dos Santos que se dedicaram às obras de caridade no Advento, Natal, Quaresma e Páscoa, por sua vez, lê-se 1Jo 4,7-21 [9], uma exortação ao amor aos irmãos como resposta ao amor de Deus.

As leituras breves da 1Jo são mais abundantes. Vamos agrupá-las, portanto, por tempos litúrgicos, iniciando com o Tempo do Natal, no qual temos cinco perícopes da Carta.

Natal: a "festa da luz"

A Hora Média (12h) da Solenidade do Natal do Senhor (25 de dezembro) e dos dias 29 de dezembro e 02 de janeiro, traz-nos 1Jo 4,9 [10], uma proclamação da Encarnação: “Deus enviou seu Filho...”.

Nas II Vésperas da Solenidade do Natal do Senhor e nas Vésperas dos dias 29 de dezembro e 02 de janeiro está previsto 1Jo 1,1-3 [11], o texto do prólogo da Carta, que igualmente proclama a verdade da Encarnação (“a Vida manifestou-se”).

Nas Vésperas dos dias 26 de dezembro, 03 e 10 de janeiro lê-se 1Jo 1,5b.7 [12]. Surge aqui o tema da luz, um dos mais importantes no Tempo do Natal.

As I Vésperas do II Domingo depois do Natal (substituído no Brasil pela Solenidade da Epifania do Senhor) e as Vésperas do dia 05 de janeiro (onde, como no Brasil, a Epifania é transferida para este domingo) trazem a leitura de 1Jo 5,20 [13]. Este é o penúltimo versículo da Carta, que recorda a verdade da Encarnação.

Por fim, a última leitura da 1Jo no Tempo do Natal encontra-se na Hora Média (15h) dos dias 02 e 09 de janeiro: 1Jo 1,5 [14]. Este versículo, que já apareceu acima, traz a afirmação fundamental: “Deus é luz”.

Passando agora ao Ciclo Pascal, formado pelos tempos da Quaresma e da Páscoa, encontramos quatro leituras da nossa Carta.

Primeiramente, no sábado da V semana da Quaresma e no Sábado Santo encontramos três perícopes do nosso livro nos três momentos da Hora Média [15]:
9h: 1Jo 1,8-9 - convite a reconhecer os próprios pecados;
12h: 1Jo 2,1b-2 - Cristo como vítima de expiação pelos pecados;
15h: 1Jo 2,8b-10 - convite a passar das trevas (ódio) à luz (amor).

A quarta perícope da Carta presente nesse Ciclo é 1Jo 5,5-6a, proclamada na Hora Média (12h) de todas as quartas-feiras do Tempo Pascal [16]. Nestes sete dias a vitória de Cristo sobre o mundo é proclamada através do tríplice testemunho (Espírito, água e sangue).

Por fim, há ainda três leituras da 1Jo em outras celebrações. Nas I e II Vésperas da Solenidade da Anunciação do Senhor (dia 25 de março) lemos os primeiros dois versículos da Carta: 1Jo 1,1-2 [17]. Estes versículos proclamam, como já vimos, a verdade da Encarnação, celebrada nesta solenidade.

Na Hora Média (12h) da Solenidade da Anunciação é proposto o texto de 1Jo 4,10 [18]. Aqui a Encarnação é lida como prova do amor de Deus para expiação dos nossos pecados.

Por fim, a última leitura que consideramos aqui é tomada das Laudes dos Comuns de vários Mártires e de um Mártir no Tempo Pascal [19]. Trata-se de 1Jo 5,3-5, a proclamação da vitória dos santos por seu amor a Deus.

João, o discípulo junto à Cruz
(Anthony van Dyck - séc. XVII)

Concluímos assim a segunda parte do nosso estudo sobre a leitura litúrgica da Primeira Carta de João. Em breve publicaremos aqui a terceira e última parte, que analisará a leitura semicontínua deste livro nas celebrações do Rito Romano.

Notas:
[1] ALDAZÁBAL, José. A Mesa da Palavra I: Elenco das Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[2] RITUAL DA PENITÊNCIA. Tradução portuguesa para o Brasil da segunda edição típica. São Paulo: Paulus, 1999, pp. 153-157.
[3] RITUAL DA UNÇÃO DOS ENFERMOS E SUA ASSISTÊNCIA PASTORAL. Tradução portuguesa da edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, p. 114.
[4] RITUAL DO MATRIMÔNIO. Tradução portuguesa para o Brasil da 2ª edição típica. São Paulo: Paulus, 2007, p. 94.
[5] LECIONÁRIO IV: Lecionário do Pontifical Romano. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, p. 69.
[6] RITUAL DE BÊNÇÃOS. Tradução portuguesa da edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1990, p. 373.
[7] ibid., p. 399.
[8] OFÍCIO DIVINO. Liturgia das Horas segundo o Rito Romano. Tradução para o Brasil da segunda edição típica. São Paulo: Paulus, 1999, v. I, p. 1091.
[9] ibid., v. I, p. 1360; v. II, p. 1914. Para o Tempo Comum há outra leitura, oferecendo uma maior diversidade de textos.
[10] ibid., v. I, pp. 371.403.448.
[11] ibid., v. I, pp. 375.404.449.
[12] ibid., v. I, pp. 390.463.550.
[13] ibid., v. I, pp. 444.447.
[14] ibid., v. I, p. 456.542.
[15] ibid., v. II, pp. 355-356.451-452.
[16] ibid., pp. 528.598.652.706.760.811.893.
[17] ibid., pp. 1498.1514.
[18] ibid., p. 1511.
[19] ibid., pp. 1734.1765.

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