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sábado, 18 de março de 2023

Mensagem do Papa Francisco sobre arquitetura sacra

No dia 14 de março de 2023 o Papa Francisco enviou uma Mensagem à XXVI Sessão Pública das Academias Pontifícias, que teve como tema a arquitetura sacra. A Mensagem foi endereçada ao Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação e Presidente do Conselho de Coordenação entre Academias Pontifícias:

Papa Francisco
Mensagem à XXVI Sessão Pública das Academias Pontifícias

Ao prezado irmão Cardeal José Tolentino de Mendonça,
Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação,
Presidente do Conselho de Coordenação entre Academias Pontifícias

Por ocasião da XXVI Solene Sessão Pública das Academias Pontifícias, tenho o prazer de lhe apresentar, Senhor Cardeal, os melhores votos para o serviço de Presidente do Conselho de Coordenação entre Academias Pontifícias. Com efeito, com a nomeação como Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, assumiste também esta tarefa, a desempenhar no espírito e de acordo com a orientação da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium (cf. art. 162).

O Papa Francisco com o Cardeal José Tolentino de Mendonça

Ao mesmo tempo, desejo manifestar a minha gratidão ao Cardeal Gianfranco Ravasi, que por quinze anos presidiu o Conselho de Coordenação, dando considerável impulso à vida das Academias Pontifícias e valorizando as Sessões Públicas. Portanto, saúdo com profunda gratidão os ilustres Presidentes e Membros presentes, bem como as distintas Autoridades e quantos participam no tradicional encontro em que, por sua vez, cada Academia apresenta um tema relevante para o próprio âmbito de atividade.

A atual Sessão Pública viu como protagonista a Pontifícia e Insigne Academia de Belas-Artes dos Virtuosos no Panteão, a mais antiga das instituições representadas no Conselho. O Presidente, Prof. Pio Baldi, e os Acadêmicos solicitaram, para esta edição do Prêmio, as propostas daqueles que, a vários níveis, se ocupam de arquitetura sagrada e, portanto, na realização de projetos, montagem, adaptação litúrgica, renovação e reutilização dos espaços destinados ao culto, tendo em consideração as novas exigências e a linguagem arquitetônica contemporânea.

O tema é significativo e atual como nunca, dado que é sempre vivo e às vezes até vivaz, o debate sobre as propostas de renovação da arquitetura sagrada, que tem a árdua tarefa de criar, especialmente nos novos bairros, tanto nas periferias das cidades como nos pequenos centros urbanos, espaços adequados onde a comunidade cristã possa celebrar dignamente a sagrada Liturgia, segundo os ensinamentos do Concílio Vaticano II. 

Bem sabemos como o ambiente celebrativo é importante para fomentar a oração e um sentido de comunhão: espaço, luz, acústica, cores, imagens, símbolos, mobiliário litúrgico constituem elementos fundamentais dessa realidade, desse acontecimento humano e ao mesmo tempo divino, que é precisamente a Liturgia.

Por isso, gostaria de me referir à recente Carta Apostólica Desiderio desideravi, dedicada precisamente à formação litúrgica do Povo de Deus, para realçar dois aspectos que certamente podem ser válidos também para as questões arquitetônicas e artísticas. Em primeiro lugar, é essencial redescobrir a linguagem simbólica e ser capaz de compreendê-la: «Ter perdido a capacidade de compreender o valor simbólico do corpo e de todas as criaturas torna a linguagem simbólica da Liturgia quase inacessível ao homem moderno. Não se trata, contudo, de renunciar a essa linguagem: não é possível renunciar a ela, porque foi o que a Santíssima Trindade escolheu para nos alcançar na carne do Verbo. Trata-se, antes, de recuperar a capacidade de utilizar e de compreender os símbolos da Liturgia» (n. 44).

Outro aspecto essencial é o da inspiração da criatividade artística e arquitetônica, que na visão cristã brota precisamente da vida litúrgica, da ação do Espírito e não apenas da subjetividade humana: «É preciso - continua a Carta Apostólica - conhecer o modo como o Espírito Santo age em cada celebração:  a arte de celebrar deve estar em sintonia com a ação do Espírito. Só assim estará livre de subjetivismos (...) e de culturalismos (...). A um artesão basta a técnica; a um artista, para além de conhecimentos técnicos, não pode faltar a inspiração que é uma forma positiva de posse: o verdadeiro artista não possui uma arte, é possuído por ela» (nn. 49-50).

Aceitando agora as propostas que as Academias Pontifícias formularam para o Prêmio da presente edição, tenho o prazer de atribuir, com a Medalha de Ouro do Pontificado, o Prêmio das Academias Pontifícias ao Estúdio OPPS, por uma ação de renovação e adaptação litúrgica da Capela da Fundação Santos Francisco de Assis e Catarina de Sena em Roma.

Além disso, tenho o prazer de atribuir a Medalha de Prata do Pontificado à arquiteta Federica Frino, pelo projeto da nova igreja de Santo Tomás em Pontedera.

Estimado Irmão, desejo-lhe, bem como a cada um dos Acadêmicos, um frutuoso compromisso nos respectivos campos de investigação e de serviço e, confiando-vos ao amparo maternal da Virgem Maria, Templo e Arca da Nova Aliança, recomendo-me às vossas orações e, de coração, concedo a vós e a todos os presentes a Bênção Apostólica.

Vaticano, 14 de março de 2023.

FRANCISCO


Fonte: Santa Sé.

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