Páginas

sábado, 11 de setembro de 2021

Nove orações em honra da Eucaristia, fonte da vida

O 52º Congresso Eucarístico Internacional, que acontece de 05 a 12 de setembro de 2021 em Budapeste (Hungria), tem como tema “‘Todas as minhas fontes estão em ti’ (Sl 86/87,7): A Eucaristia: fonte da vida e da missão cristã”. Esse foi aprofundado no texto-base divulgado pelo Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais.

Durante a procissão eucarística que tem lugar na noite do sábado, 11 de novembro, por sua vez, foram preparadas nove orações em honra da Eucaristia com desdobramentos a partir do tema central da “fonte”, com várias reminiscências bíblicas.

Esses nove “temas”, que também foram meditados ao longo da semana nas Catequeses e momentos de oração do Congresso, são: Eucaristia, fonte da alegria; da bondade; da paz; da paciência; da esperança; da ; da fidelidade; do amor; da misericórdia.

Publicamos a seguir uma tradução livre das orações divulgadas no livreto da celebração disponível no site do Congresso Eucarístico. Essas orações podem ser utilizadas também em nossas comunidades, unidas a leituras bíblicas, salmos e cantos, além de momentos de silêncio, na adoração ao Santíssimo Sacramento e na procissão eucarística da Solenidade de Corpus Christi.

Ostensório do 52º Congresso Eucarístico Internacional

Eucaristia, fonte da alegria
Senhor Jesus, és a fonte da alegria! Vieste para dar-nos a vida e a vida em abundância (cf. Jo 10,10). Tu nos chamas a acolher-te em nossas vidas e a permanecer em teu amor (cf. Jo 15,9). Se permanecermos em ti, guardarmos tua Palavra em nossos corações e seguirmos teus preceitos, a alegria crescerá em nós. Porque tu desejas que tua alegria divina esteja em nós e que assim a nossa alegria seja plena (cf. Jo 15,9-11).
Jesus, fonte da alegria, dá-nos tua alegria!

Eucaristia, fonte da bondade
Senhor Jesus, és a fonte da bondade. Prometeste-nos que onde dois ou três estiverem reunidos em teu nome, tu estarias com eles (cf. Mt 18,20), e que estarias conosco todos os dias até o fim do mundo (cf. Mt 28,20). Estamos reunidos em teu nome para expressar nossa fé em ti e na tua bondade. Jesus, tu preenches a nossa vida com tua presença e pede-nos para proclamar a tua amorosa bondade através de nossas boas ações.
Jesus, fonte da bondade, inunda-nos com tua bondade!

Eucaristia, fonte da paz
Senhor Jesus, és a fonte da paz. Tu nos dás a tua paz, uma paz que o mundo não pode dar e que também não pode tirar-nos (cf. Jo 14,27). Concede, através da tua paz, que nos tornemos artesãos do perdão e da reconciliação, discípulos capazes de construir pontes entre os povos, as nações e as culturas;
Jesus, fonte da paz, preenche-nos com tua paz!


Eucaristia, fonte da paciência
Senhor Jesus, és a fonte da paciência. És o caminho, a verdade e a vida (cf. Jo 14,6). Não permitas que nos esqueçamos de ti em nosso mundo acelerado e preenche-nos com tua divina paciência, para que permaneçamos em tua presença em todas as situações de nossa vida. Sustenta-nos, para que percorramos o caminho da vida com uma mente verdadeiramente aberta! Encoraja-nos a buscar a verdade com empenho! Ajuda-nos a tomar nossas decisões e a realizar nossas ações a serviço da vida! Concede-nos caminhar em tuas vias, proclamar a tua justiça e que nossa vida se desdobre em tua própria vida.
Jesus, fonte da paciência, dá-nos o dom da paciência!

Eucaristia, fonte da esperança
Senhor Jesus, és a fonte da esperança. Tu nos dás a vida eterna. Confiando em ti, esperamos que a nossa vida terrena esteja ligada à eternidade e que a vida eterna que nos dás comece já. Jesus, tu podes levar a cumprimento os nossos esforços limitados em favor do bem. Queremos colaborar com a tua graça. Vieste para que todo aquele que crê em ti não morra, mas tenha a vida eterna (cf. Jo 3,16). Concede-nos ser alegres na esperança, perseverantes nas provas e constantes na oração e na adesão a ti (cf. Rm 12,12).
Jesus, fonte da esperança, concede-nos a tua esperança!

Eucaristia, fonte da fé
Senhor Jesus, és a fonte da fé. Disseste que do coração de quem crê em ti brotarão rios de água viva (cf. Jo 7,38). Nós cremos, Senhor, e te pedimos: aumenta a nossa fé (cf. Lc 17,5), para que creiamos em ti e na obra que tu nos confiaste, e para que creiamos no poder ativo do teu Santo Espírito, que deseja agir através de nós neste mundo. Concede-nos o zelo da fé, para que vendo as nossas boas ações, muitos possam ser confortados, sustentados e que sua vida possa renovar-se.
Jesus, fonte da fé, aumenta nossa fé!


Eucaristia, fonte da fidelidade
Senhor Jesus, és a fonte da fidelidade. Tu que prometeste permanecer conosco até o fim do mundo (cf. Mt 28,20), estás aqui agora no meio de nós no Santíssimo Sacramento, sob a espécie do pão. Nosso Deus, tu disseste sim à nossa vida e nunca nos faltará a tua bondade. Tu és fiel. Nós te damos graças por tua fidelidade incomensurável e eterna. Ajuda-nos a permanecer fiéis a ti e aos teus ensinamentos para o bem de todos.
Jesus, fonte da fidelidade, torna-nos participantes da tua fidelidade!

Eucaristia, fonte do amor
Senhor Jesus, és a fonte do amor. Tu disseste que não há maior amor que dar a vida pelos amigos (cf. Jo 15,13). Tu és Deus e um amigo que deu a própria vida por nós. Tu te diriges a cada um de nós pessoalmente. Conheces os desejos mais profundos do nosso coração e queres satisfazê-los. Tu nos chamas a conhecer-te a permanecer no teu amor (cf. Jo 15,9). Tu nos encorajas a amar generosamente, sem hipocrisia (cf. Rm 12,9). Torna nosso amor sempre novo e ensina-nos a amar sempre mais, como tu nos amaste (cf. Jo 13,34).
Jesus, fonte do amor, derrama sobre nós teu amor!

Eucaristia, fonte da misericórdia
Senhor Jesus, és a fonte da misericórdia. És manso e humilde de coração (cf. Mt 11,29). Na tua misericórdia te apressas em vir ao nosso encontro com um amor primeiro e compassivo, que nos liberta dos nossos pecados e dos vícios que nos bloqueiam. Por isso nada pode nos separar do amor de Deus, do qual participamos graças a ti, Jesus. Nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem os poderes, nem a altura nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor misericordioso de Deus (cf. Rm 8,38-39). Concede-nos, através das obras de misericórdia corporais e espirituais, sermos também nós mediadores do teu amor misericordioso.
Jesus, fonte da misericórdia, torna-nos participantes da tua misericórdia!


Observação: Em nossa tradução, conforme o texto do livreto, usamos a 2ª pessoa do singular (“Tu”: “Jesus, tu és a fonte...”). Nada impede, porém, que ao adaptar o texto para nossas celebrações se use a 2ª pessoa do plural (“Vós”: “Jesus, vós sois a fonte...”), mais comum nas orações litúrgicas em português para o Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário