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terça-feira, 28 de julho de 2020

Leitura litúrgica da Primeira Carta aos Tessalonicenses

“Esta é a vontade de Deus: vivei na santidade” (1Ts 4,3)

Em nossa série de postagens sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura, retornamos ao Novo Testamento (após analisar as três cartas joaninas no ano de 2019) com a análise da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses (1Ts), considerada o primeiro escrito neotestamentário, que foi tema do “Mês da Bíblia” de 2017.

1. Breve introdução à Primeira Carta aos Tessalonicenses

A pregação de Paulo na cidade de Tessalônica, na província romana da Macedônia, deu-se durante sua segunda viagem apostólica (At 17,1-9). A redação da Carta aconteceu provavelmente pouco depois, entre os anos 50 e 51, quando Paulo estava em Corinto, tornando-a portanto o primeiro escrito do Novo Testamento.

A estrutura da Carta, com os típicos elementos do gênero epistolar, é a seguinte:
a) 1Ts 1,110: Saudação e ação de graças;
b) 1Ts 2,1–3,13: Narração da atividade de Paulo e seus colaboradores (Silvano e Timóteo);
c) 1Ts 4,1–5,22: Parênese: recomendações morais e apelo à esperança;
d) 1Ts 5,23-28: Conclusão.

A grande maioria dos autores aceita a autoria paulina da Carta. Contudo, ao compará-la com outros escritos do Apóstolo, nota-se a ausência dos grandes temas da teologia paulina, como a justificação pela fé. O tema central aqui é a parusia, isto é, a última vinda do Senhor.

O Apóstolo utiliza-se de imagens da apocalíptica judaica, como a “voz do arcanjo” e o “som da trombeta” (1Ts 4,16), embora fundamente sua escatologia no querigma cristão: “Se Jesus morreu e ressuscitou - e esta é nossa fé - de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte” (1Ts 4,14).

Como o Dia do Senhor virá “como ladrão” (1Ts 5,2), isto é, em um momento inesperado, Paulo exorta os tessalonicenses à vigilância e à vivência das virtudes: “esta é a vontade de Deus: vivei na santidade” (1Ts 4,3). São referidas particularmente ao longo da carta as três virtudes teologais: fé, esperança e caridade.

Para saber mais, confira a bibliografia indicada no final da postagem [1].

São Paulo, Apóstolo

2. Leitura litúrgica da 1Ts: Composição harmônica

São dois os critérios de escolha das leituras propostos no Elenco das Leituras da Missa (n. 66): a composição harmônica e a leitura semicontínua [2]. Começamos com a composição harmônica, que consiste na escolha do texto por sua sintonia com o tempo ou a festa litúrgica.

a) Celebração Eucarística

Seguindo o ciclo do Ano Litúrgico, encontramos primeiramente duas leituras da 1Ts no tempo do Advento. Segundo o Elenco das Leituras da Missa (n. 93), aqui “as leituras do Apóstolo contêm exortações e ensinamentos relativos às diversas características deste tempo” [3].

Assim, no III Domingo do Advento do ano B lemos 1Ts 5,16-24, as últimas recomendações do Apóstolo na Carta. Particularmente digno de nota aqui é o tema da alegria - “Estai sempre alegres!” (1Ts 5,16) -, presente já na antífona de entrada deste dia (Fl 4,4.5) que recorda a proximidade da vinda do Messias.

No I Domingo do Advento do ano C, por sua vez, lê-se 1Ts 3,12–4,2, trecho no qual Paulo exorta os tessalonicenses a progredirem no amor e na santidade.

Ainda no ciclo do Ano Litúrgico encontramos uma perícope do nosso livro na Comemoração dos Fiéis Defuntos (02 de novembro), proposta ad libitum (à escolha), uma vez que para este dia há várias opções de leituras. Trata-se de 1Ts 4,13-18, quando o Apóstolo instrui a respeito do destino dos mortos, exortando à esperança: “estaremos sempre com o Senhor” (1Ts 4,17).

Passando às celebrações dos santos, propõe-se uma leitura da 1Ts para o Comum dos Pastores: 1Ts 2,2b-8, parte da narração da atividade de Paulo e seus colaboradores em Tessalônica: “Encontramos em Deus a coragem de vos anunciar o Evangelho” (1Ts 2,2). A mesma leitura consta, também ad libitum, na Missa pelos sacerdotes.

Por fim, na Missa pela santificação do trabalho, temos a opção de ler 1Ts 4,1b-2.9-12, parte das exortações morais presentes na Carta, dentre as quais o zelo no trabalho: “Procurai viver com tranquilidade, (...) trabalhando com as próprias mãos” (1Ts 4,12).

b) Sacramentos e sacramentais

Nos demais sacramentos, encontramos o nosso livro em um rito ligado ao Batismo: o Rito de Admissão, pelo qual são acolhidas na Igreja pessoas já batizadas em outras comunidades eclesiais. Aqui propõe-se como opção de leitura 1Ts 5,16-24 [4], com as últimas recomendações de Paulo e sua bênção aos leitores: “Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente” (1Ts 5,23).

Igreja de São Paulo em Tessalônica

Passando aos Sacramentais, temos primeiramente uma perícope de 1Ts sugerida para duas celebrações que compartilham as mesmas opções de leituras: a Consagração das virgens e a Profissão religiosa. Trata-se de 1Ts 4,1-3a.7-12 [5], trecho no qual Paulo exorta à santidade de vida.

É no Ritual de Bênçãos, porém, que encontramos o maior número de leituras da nossa Carta, presente em cinco celebrações. A primeira delas é a forma breve da Bênção de mulher após o parto, para a qual se sugere 1Ts 5,18 [6], uma exortação a sempre dar graças a Deus.

Na Bênção de escritório, fábrica ou casa comercial propõe-se, ad libitum, 1Ts 4,9-12 [7], a exortação paulina ao zelo no trabalho. A mesma perícope, ligeiramente abreviada (1Ts 4,9.10b-12), aparece na Bênção de instrumentos de trabalho [8].

Dentre as leituras para a Bênção da mesa antes das refeições encontramos 1Ts 5,16-18 [9], exortando-nos a dar graças a Deus em todas as circunstâncias. Uma versão mais longa desta perícope (1Ts 5,12-24) aparece naturalmente na Bênção em ação de graças por benefícios recebidos [10].

Por fim, no que se refere aos sacramentais, temos a celebração das Exéquias, que partilha as opções de leituras com a Comemoração dos Fiéis Defuntos. Como vimos acima, encontramos aqui o texto escatológico de 1Ts 4,13-18 [11].

c) Liturgia das Horas

Na Liturgia das Horas encontramos uma leitura longa de 1Ts em composição harmônica no Ofício das Leituras do Comum dos Pastores  para um Papa ou Bispo nos tempos de Advento, Natal e Quaresma: 1Ts 2,1-13.19-20 [12], a narração da atividade apostólica em Tessalônica.

As leituras breves de 1Ts nas outras Horas são mais abundantes. Seguindo o ciclo do Ano Litúrgico, encontramos nas I Vésperas dos domingos do Advento e do dia 17 de dezembro o texto de 1Ts 5,23-24 [13], a bênção do Apóstolo aos seus leitores em vista “da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

A Hora Média (12h) dos domingos do Advento e do dia 18 de dezembro, por sua vez, traz-nos a perícope de 1Ts 3,12-13 [14], uma exortação ao amor e à santidade também em vista “da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

No Ciclo Pascal a nossa Carta está presente na Hora Média (9h) dos domingos I-IV da Quaresma, quando lemos 1Ts 4,1.7 [15], outra exortação do Apóstolo à santidade.

Nas celebrações hagiológicas, temos a mesma perícope para a Hora Média (12h) das festas de três santos do Novo Testamento: São Marcos (25 de abril), São Barnabé (11 de junho) e São Lucas (18 de outubro). A perícope em questão é 1Ts 2,2b-4 [16], parte da narração da atividade de Paulo e seus colaboradores na cidade.

Por fim, a última leitura breve de 1Ts em composição harmônica encontra-se nas Laudes do ofício dos fiéis defuntos: 1Ts 4,14 [17], quando Paulo fundamenta sua escatologia no querigma, isto é, no Mistério Pascal da Morte-Ressurreição de Cristo.

Última vinda de Cristo (Porta da Basílica de São Marcos, Veneza)

3. Leitura litúrgica da 1Ts: Leitura semicontínua

O segundo critério de escolha dos textos bíblicos para as celebrações do Rito Romano é a leitura semicontínua, a leitura dos principais textos do livro na sequência, oferecendo aos fiéis um contato mais amplo com a Sagrada Escritura.

a) Celebração Eucarística

A leitura semicontínua da 1Ts é prevista, primeiramente, entre o XXIX e o XXXIII Domingos do Tempo Comum do ano A, após a leitura da Carta aos Filipenses, em sintonia com a índole escatológica destes últimos domingos.

As cinco perícopes escolhidas aqui são:
XXIX Domingo: 1Ts 1,1-5b;
XXX Domingo: 1Ts 1,5c-10;
XXXI Domingo: 1Ts 2,7b-9.13;
XXXII Domingo: 1Ts 4,13-18;
XXXIII Domingo: 1Ts 5,1-6.

Nos dias feriais, por sua vez, uma leitura quase integral de 1Ts concentra-se entre a XXI e a XXII semanas do Tempo Comum no ano ímpar, precedida pelo Livro de Rute e sucedida pela Carta aos Colossenses. As perícopes estão assim distribuídas:

XXI semana do Tempo Comum (ano ímpar):
Segunda-feira: 1Ts 1,1-5.8b-10;
Terça-feira: 1Ts 2,1-8;
Quarta-feira: 1Ts 2,9-13;
Quinta-feira: 1Ts 3,7-13;
Sexta-feira: 1Ts 4,1-8;
Sábado: 1Ts 4,9-11.

XXII semana do Tempo Comum (ano ímpar):
Segunda-feira: 1Ts 4,13-18;
Terça-feira: 1Ts 5,1-6.9-11.

b) Liturgia das Horas

Na Liturgia das Horas nossa Carta é lida integralmente no Ofício das Leituras da IV semana do Tempo Comum, entre o Deuteronômio e a Segunda Carta aos Tessalonicenses, sendo dividida em quatro perícopes [18]:

Domingo: 1Ts 1,1–2,12 - “Solicitude de Paulo pela igreja de Tessalônica”;
Segunda-feira: 1Ts 2,13–3,13 - “Amizade entre Paulo e os tessalonicenses”;
Terça-feira: 1Ts 4,1-18 - “Vida santa e esperança da ressurreição”;
Quarta-feira: 1Ts 5,1-28 - “Maneira de viver dos filhos da luz”.

No ciclo bienal do Ofício, que não foi traduzido para o Brasil, encontramos as mesmas leituras do nosso livro na VI semana do Tempo Comum no ano par.

Encontramos também três trechos de 1Ts como leituras breves distribuídas ao longo das quatro semanas do Saltério:

- Vésperas da segunda-feira da II semana: 1Ts 2,13 [19], exortando à acolhida da Palavra;

- Laudes da terça-feira da II semana: 1Ts 5,4-5 [20], exortando a viver como “filhos da luz”;

- Vésperas da segunda-feira da IV semana: 1Ts 3,12-13 [21], exortando ao amor e à santidade.

Por fim, temos ainda outros dois trechos da nossa Carta presentes todas as semanas na recitação das Completas:

- Completas da segunda-feira: 1Ts 5,9-10 [22], trecho que retoma o valor salvífico da morte de Cristo;

- Completas da quinta-feira: 1Ts 5,23 [23], com a bênção de Paulo: “Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente”.

Vitral representando as virtudes teologais:
"Recordamos... a atuação da vossa , o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança"
(1Ts 1,3)

Referências:
[1] BOSCH, Jordi Sánchez. A Primeira Carta aos Tessalonicenses. in: Escritos paulinos. 2ª ed. São Paulo: Ave Maria, 2008, pp. 99-114. Coleção: Introdução ao Estudo da Bíblia, v. 7. (cf. também pp. 115-153: “A catequese primitiva”).
BROWN, Raymond. Primeira carta aos Tessalonicenses. in: Introdução ao Novo Testamento. 2ª ed. São Paulo: Paulinas, 2012, pp. 607-620.
VOUGA, François. A primeira epístola aos Tessalonicenses. in: MARGUERAT, Daniel [org.]. Novo Testamento: História, escritura e teologia. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2015, pp. 315-328.
[2] ALDAZÁBAL, José. A Mesa da Palavra I: Elenco das Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[3] ibid., p. 94.
[4] RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS. Tradução portuguesa para o Brasil da edição típica. São Paulo: Paulus, 2007, p. 294.
[5] LECIONÁRIO IV: Lecionário do Pontifical Romano. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, p. 142.
[6] RITUAL DE BÊNÇÃOS. Tradução portuguesa da edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1990, p. 91.
[7] ibid., p. 222.
[8] ibid., p. 257.
[9] ibid., p. 290.
[10] ibid., p. 456.
[11] NOSSA PÁSCOA: Subsídios para a Celebração da Esperança. São Paulo: Paulus, 2008, p. 40.
[12] OFÍCIO DIVINO. Liturgia das Horas segundo o Rito Romano. Tradução para o Brasil da segunda edição típica. São Paulo: Paulus, 1999, v. I, p. 1243; v. II, p. 1788. Para a Páscoa e o Tempo Comum são indicadas outras leituras, oferecendo uma maior diversidade de textos.
[13] ibid., v. I, pp. 108.163.219.269.291.
[14] ibid., pp. 118.171.228.274.297.
[15] ibid., v. II, pp. 78.135.191.249.
[16] ibid., v. II, p. 1545; v. III, p. 1354; v. IV, p. 1397.
[17] ibid., v. I, p. 1394; v. II, p. 1948; v. III, p. 1772; v. IV, p. 1784.
[18] ibid., v. III, p. 119.124.127.130.
[19] ibid., v. III, p. 791; v. IV, p. 745.
[20] ibid., v. III, p. 803; v. IV, p. 757.
[21] ibid., v. III, p. 1068; v. IV, p. 1022.
[22] ibid., v. I, p. 988; v. II, p. 1407; v. III, p. 1166; v. IV, p. 1120.
[23] ibid., v. I, p. 1006; v. II, p. 1416; v. III, p. 1174; v. IV, p. 1128.

[Observação: Devido ao distanciamento social ocasionado pela atual pandemia de coronavírus (Covid-19), não temos acesso aos Lecionários I-III para indicar as páginas das leituras. Assim que a situação se normalizar, atualizaremos a postagem com as devidas referências]

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