Páginas

sábado, 29 de fevereiro de 2020

A Liturgia da Palavra: Encontro de Pastoral Litúrgica 2001

Na sequência da nossa série retrospectiva de postagens sobre os Encontros de Pastoral Litúrgica (ENPL), que são promovidos anualmente pelo Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal, apresentamos neste mês o 27º ENPL, que aconteceu de 23 a 27 de julho de 2001, com o tema “A Celebração da Liturgia da Palavra”.

Este encontro  prosseguiria no ano seguinte, que tratou da Liturgia Eucarística, completando assim a reflexão sobre as duas mesas da celebração: a Palavra e a Eucaristia.

Seguem os áudios de quatro conferências deste Encontro de Pastoral Litúrgica:

Pe. Dr. Luís Manuel Pereira da Silva

Partindo de alguns textos da Sagrada Escritura que narram a aliança entre Deus e o seu povo, o palestrante defende a presença real de Cristo na Palavra e a unidade das duas mesas (Palavra e Eucaristia) em uma só celebração.

Pe. Dr. Rui Manuel Mendes Carriço

O palestrante começou com um histórico do Lecionário, desde as leituras na sinagoga judaica, com uma menção também ao Evangeliário. Em seguida, refletiu sobre alguns princípios da escolha das leituras para a Missa (capítulo IV do Ordenamento das Leituras da Missa), desde os dois princípios gerais (composição harmônica e leitura semicontínua) até os princípios mais específicos (por exemplo, domingos e dias feriais)

Côn. José Ferreira

Aqui se parte da reflexão sobre as duas mesas, da Palavra e da Eucaristia, como os dois polos da mesma celebração. Em seguida, se aborda a estrutura dialógica da Liturgia da Palavra na Missa: Deus fala através das leituras e a comunidade ecoa sua Palavra através do salmo, do silêncio e da oração (preces).

Pe. Dr. Pedro Romano Rocha

Depois de apresentar brevemente alguns critérios das leituras no Ano Litúrgico (capítulo V do Ordenamento das Leituras da Missa), o palestrante centra-se na estrutura das leituras do Tempo Comum, tanto nos domingos quanto nos dias feriais, sendo este o tempo menos estudado e no qual a Palavra de Deus ocupa um papel central. Esta última conferência conclui-se, por fim, com uma referência às leituras da Liturgia das Horas.


Fonte: Secretariado Nacional de Liturgia

Nenhum comentário:

Postar um comentário