Páginas

sábado, 2 de novembro de 2024

Exéquias do Cardeal Renato Raffaele Martino

Na tarde da quarta-feira, 30 de outubro de 2024, o Cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício, celebrou no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro a Santa Missa Exequial do Cardeal Renato Raffaele Martino, Presidente Emérito do Pontifício Conselho “Justiça e Paz”, falecido no dia 28 de outubro aos 91 anos.

No final da celebração, o Papa Francisco presidiu os ritos da Última Encomendação e Despedida, assistido por Dom Diego Giovanni Ravelli e pelo Monsenhor Ján Dubina (que também assistiu o Cardeal Re durante a Missa).

Cardeal Renato Raffaele Martino (†2024)
Incensação do altar
Homilia do Cardeal Re
Oração Eucarística
Entrada do Papa Francisco

Última Encomendação
Aspersão
Incensação

Renato Raffaele Martino nasceu em Salerno (Itália) em 23 de novembro de 1932. Foi Presidente do Pontifício Conselho “Justiça e Paz” de 2002 a 2009, período em que coordenou a publicação do Compêndio da Doutrina Social da Igreja (2004).

Foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II em 21 de outubro de 2003, recebendo como igreja titular a Diaconia de São Francisco de Paula ai Monti. Desde 2014 era o Cardeal Protodiácono (título que agora pertence ao Cardeal Dominique Mamberti).

Com sua morte o Colégio Cardinalício passa a contar com 233 membros, sendo 121 eleitores em um eventual Conclave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário