Na tarde da quarta-feira, 30 de outubro de 2024, o Cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício, celebrou no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro a Santa Missa Exequial do Cardeal Renato Raffaele Martino, Presidente Emérito do Pontifício Conselho “Justiça e Paz”, falecido no dia 28 de outubro aos 91 anos.
No final da celebração, o Papa Francisco presidiu os ritos da Última Encomendação e Despedida, assistido por Dom Diego Giovanni Ravelli e pelo Monsenhor Ján Dubina (que também assistiu o Cardeal Re durante a Missa).
Cardeal Renato Raffaele Martino (†2024) |
Incensação do altar |
Homilia do Cardeal Re |
Oração Eucarística |
Entrada do Papa Francisco |
Renato Raffaele Martino nasceu em Salerno (Itália) em 23 de novembro de 1932. Foi Presidente do Pontifício Conselho “Justiça e Paz” de 2002 a 2009, período em que coordenou a publicação do Compêndio da Doutrina Social da Igreja (2004).
Foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II em 21 de outubro de 2003, recebendo como igreja titular a Diaconia de São Francisco de Paula ai Monti. Desde 2014 era o Cardeal Protodiácono (título que agora pertence ao Cardeal Dominique Mamberti).
Com sua morte o Colégio Cardinalício passa a contar com 233 membros, sendo 121 eleitores em um eventual Conclave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário