Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2024

Primeiros dias da Semana Santa em Jerusalém (2024)

Após o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, os primeiros dias da Semana Santa são marcados por duas significativas celebrações em Jerusalém:

Na Segunda-feira da Semana Santa (neste ano de 2024 a 25 de março), o Custódio da Terra Santa, Padre Francesco Patton, celebrou a Missa no Santuário de São Lázaro em Betânia, recordando a unção de Jesus seis dias antes da Páscoa (Jo 12,1-8).

Durante essa Missa são abençoados alguns perfumes que serão usados nos ritos do Sepultamento do Senhor na noite da Sexta-feira Santa.

25 de março: Missa da Segunda-feira Santa com bênção dos perfumes


Ritos iniciais
Evangelho
Homilia
Entronização dos perfumes

Bênção
Consagração
O Custódio distribui parte dos perfumes

Na Quarta-feira da Semana Santa (este ano a 27 de março), por sua vez, o Padre Alessandro Coniglio, Professor no Studium Biblicum Franciscanum, celebrou a Missa na Basílica da Agonia do Senhor no Getsêmani.

Seguindo uma antiga tradição, em Jerusalém se leem ao longo da Semana Santa os relatos da Paixão segundo os quatro evangelistas, correspondendo à Quarta-feira a Paixão segundo Lucas, único Evangelho que refere o “suor de sangue” no Getsêmani:

27 de março: Missa da Quarta-feira da Semana Santa

Incensação
Narrativa da Paixão segundo Lucas

Lâmpada acesa sobre a Pedra da Agonia
Incensação
Oração Eucarística

Após essa Missa, também seguindo uma antiga tradição, os franciscanos da Custódia da Terra Santa dirigiram-se à Capela do Santíssimo Sacramento da Basílica do Santo Sepulcro para venerar a suposta relíquia da “coluna da flagelação”:

“Coluna da flagelação”
Incensação
O sacerdote venera a relíquia

Imagens: Custódia Franciscana da Terra Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário