Páginas

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Renúncia do Arcebispo-Maior da Igreja Sírio-Malabar

Nesta quinta-feira, 07 de dezembro de 2023, o Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal George Alencherry (78 anos) ao ofício de Arcebispo-Maior de Ernakulam-Angamaly e hierarca da Igreja Sírio-Malabar, uma das 23 Igrejas Católicas Orientais.


George Alencherry nasceu em 19 de abril de 1945 em Thuruthy (Índia). Foi ordenado sacerdote em 18 de dezembro de 1972, incardinado na Arquieparquia de Chanagancherry.

Obteve o Mestrado em Teologia pelo Pontifício Instituto Teológico de Aluva (Índia) e o Doutorado em Teologia Bíblica na Universidade de Sorbonne (França), ao mesmo tempo em que exerceu diversas funções na Arquieparquia de Chanagancherry: vigário da Catedral, responsável pela Catequese, professor, protossincelo (vigário-geral)...

Com a criação da Eparquia de Thuckalay em 11 de novembro de 1996, George Alencherry foi nomeado seu primeiro Eparca. Recebeu a ordenação episcopal no dia 02 de fevereiro de 1997, pela imposição das mãos do então Arquieparca de Chanagancherry, Dom Joseph Powathil.

Após a morte do Arcebispo-Maior, Cardeal Varkey Vithayathil (†2011), Dom George Alencherry foi eleito como novo Arcebispo-Maior de Ernakulam-Angamaly dos Sírio-Malabares no dia 24 de maio de 2011. Sua eleição foi confirmada no dia seguinte pelo Papa Bento XVI (†2022).

O mesmo Papa o criou Cardeal Presbítero no Consistório do dia 18 de fevereiro de 2012, concedendo-lhe a igreja titular de São Bernardo alle Terme, a mesma igreja do seu antecessor, Cardeal Vithayathil. Na sequência participou do conclave que elegeu o Papa Francisco em 2013.


Em 2018, devido a uma série de conflitos, o Cardeal Alencherry renunciou à administração da Arquieparquia de Ernakulam-Angamaly, para a qual foi nomeado um Administrador Apostólico. O Cardeal Alencherry, contudo, permaneceu como Arcebispo-Maior e responsável pelo cuidado pastoral dos fiéis sírio-malabares.

Com a sua renúncia, acompanhada de uma Carta do Papa Francisco, que também enviou uma mensagem aos fiéis sírio-malabares, a Igreja será guiada por Dom Sebastian Vaniyapurackal, Bispo Curial, até que seja eleito o novo Arcebispo-Maior.

[Atualização: No dia 10 de janeiro de 2024 foi anunciada a eleição do novo Arcebispo-Maior, Dom Raphael Thattil]

A Igreja Sírio-Malabar, com sede em Kerala (Índia), é uma das maiores Igrejas Católicas Orientais, com cerca de 4 milhões de fiéis. Utiliza em sua Liturgia o Rito Siríaco Oriental ou Caldeu. Na Índia há também a Igreja Sírio-Malankar, de Rito Siríaco Ocidental ou Antioqueno, com cerca de 450 mil fiéis. 

Com informações do site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário