Páginas

sábado, 1 de julho de 2023

Cardeal Ladaria conclui sua missão como Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé

No dia 01 de julho de 2023 foi anunciado que o Cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer, S.I. (79 anos), encerrará seu ofício como Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé no próximo mês de setembro.


Luis Francisco Ladaria Ferrer nasceu em 19 de abril de 1944 em Manacor, na Ilha de Mallorca (Espanha). Realizou sua Profissão Religiosa na Companhia de Jesus (jesuítas) em 17 de outubro de 1966 e foi ordenado sacerdote em 29 de julho de 1973.

Após obter o Doutorado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1975), tornou-se professor na Universidade de Comillas (Madrid) e posteriormente na própria Universidade Gregoriana.

O Papa João Paulo II o nomeou membro da Comissão Teológica Internacional em 1992 e consultor da Congregação para a Doutrina da Fé em 1995. No dia 06 de março de 2004 foi nomeado Secretário da Comissão Teológica Internacional, ofício que exerceu até o ano de 2009.

No dia 09 de julho de 2008 o Papa Bento XVI o nomeou Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé e Arcebispo Titular de Thibica, recebendo a Ordenação Episcopal em 26 de julho do mesmo ano.

No dia 01 de julho de 2017 o Papa Francisco nomeou Dom Ladaria como novo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (a partir de 2022 renomeada como Dicastério), sucedendo o Cardeal Gerhard Ludwig Müller. Ao mesmo tempo, tornou-se Presidente da Pontifícia Comissão Teológica Internacional e da Pontifícia Comissão Bíblica.

Foi criado Cardeal no Consistório de 28 de junho de 2018, recebendo como igreja titular a Diaconia de Santo Inácio de Loyola a Campo Marzio.



Durante seu “mandato” como Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, vale recordar a publicação dos seguintes documentos:


- Responsum sobre a validade do Batismo conferido com a fórmula “Nós te batizamos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (06 de agosto de 2020).

- A reciprocidade entre a fé e os sacramentos na economia sacramental (2020), estudo da Pontifícia Comissão Teológica Internacional.

Novo Prefeito

Para suceder o Cardeal Ladaria, o Papa Francisco nomeou Dom Víctor Manuel Fernández, até então Arcebispo de La Plata (Argentina).

Víctor Manuel Fernández nasceu em 18 de julho de 1962 em Alcira Gigena, na Província de Córdoba (Argentina) e foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1986, incardinado na Diocese de Villa de la Concepción del Río Cuarto.

Obteve o Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e o Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica Argentina (Buenos Aires).

Em 2007 participou da V Conferência do Episcopado Latino-Americano (CELAM) em Aparecida, fazendo parte do grupo de redação do documento final.

Em 2008 tornou-se Decano da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica Argentina e no ano seguinte foi nomeado pelo então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, como Reitor da mesma Universidade. Contudo, sua nomeação só foi aprovada pela Congregação para a Educação Católica em 2011.

No dia 13 de maio de 2013, dois meses após sua eleição, o Papa Francisco nomeou o Padre Víctor Manuel Fernández como Arcebispo titular de Tiburnia, recebendo a Ordenação Episcopal no dia 15 de junho do mesmo ano.

O mesmo Pontífice o convidou a participar das duas Assembleias do Sínodo dos Bispos sobre a Família (2014-2015), integrando o grupo de redação do documento final.

Por fim, no dia 02 de junho de 2018 Dom Víctor Manuel Fernández foi nomeado Arcebispo Metropolitano de La Plata (Argentina). 


Com informações do site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário