Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Corpo do Papa Bento XVI é conduzido à Basílica de São Pedro

Na manhã do dia 02 de janeiro de 2023 o corpo do Papa Emérito Bento XVI, falecido no dia 31 de dezembro aos 95 anos, foi transladado do Mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins Vaticanos (onde residia desde sua renúncia em 2013), até a Basílica de São Pedro.

Como prescreve o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (ligeiramente adaptado, por se tratar de um Pontífice Emérito), o corpo foi revestido com os paramentos litúrgicos como para a Missa, incluindo a mitra simples e a casula vermelha, cor do luto papal (a mesma usada na Jornada Mundial da Juventude de Sydney em 2008). Em suas mãos foram depositados um terço, um pequeno crucifixo e um anel com a medalha de São Bento, santo que inspirou seu nome como Papa.


A celebração teve início na capela do Mosteiro Mater Ecclesiae, onde seus colaboradores mais próximos rezaram brevemente junto ao seu corpo, incluindo Dom Georg Gänswein (seu Secretario desde 2003) e as religiosas Memores Domini:


Seguiu-se a transladação até a Basílica de São Pedro, de forma privada. Ao entrar na Basílica, o corpo foi conduzido em procissão até o Altar da Confissão ao canto da Ladainha de Todos os Santos.

Como prevê o Ritual das Exéquias, as respostas da Ladainha não se referem a “nós”, como de costume, mas suplicam por “ele”: “ora pro eo” (rogai por ele), “misere ei” (tende piedade dele).

O rito foi presidido pelo Arcipreste da Basílica, Cardeal Mauro Gambetti, assistido pelo Monsenhor L'ubomir Welnitz. Os demais Cerimoniários Pontifícios também auxiliaram na celebração, enquanto o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Mons. Diego Giovanni Ravelli, permaneceu junto a Dom Gänswein:

Procissão ao canto da Ladainha de Todos os Santos


Dom Gänswein oscula a mão do Papa Bento

Concluído o canto da Ladainha, o Cardeal Gambetti aspergiu e incensou o corpo. Seguiu-se uma breve Liturgia da Palavra, com a proclamação do Evangelho (Jo 17,24-26), Preces, a oração do Pai nosso e uma oração conclusiva:

Aspersão
Incensação

O Cardeal Gambetti oscula a mão do Papa Bento

Após a Liturgia da Palavra, a Basílica foi aberta para o velório público, que se estendeu até a tarde da quarta-feira, dia 04 de janeiro:





Confira também um vídeo com alguns momentos da celebração (o vídeo omite sobretudo um bom trecho da Ladainha, entre Santo Inácio de Antioquia e São Filipe Néri):


Oração
Ó Deus, que recompensais fielmente os vossos servos, concedei ao vosso servo o Papa Emérito Bento, sucessor de Pedro e pastor da vossa Igreja, gozar junto de vós no céu os mistérios de graça e misericórdia de que foi na terra dispensador. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
(Missal Romano, p. 979)

Imagens: Vatican News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário