Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Artigos sobre Liturgia: Revista de Cultura Teológica 2013-2015

Na última terça-feira destacamos aqui em nosso blog seis artigos sobre Liturgia publicados pela Revista de Cultura Teológica, ligada ao Programa de Estudos Pós Graduados em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entre os anos de 2016 e 2018.

Aqui gostaríamos de dar sequência à essa “retrospectiva”, elencando outros cinco artigos publicados na Revista de Cultura Teológica entre os anos de 2013 e 2015.

Seguem os resumos de cada artigo, os quais podem ser acessados na íntegra no site da Revista:

O Ano Litúrgico, locus privilegiado da formação cristã e do amadurecimento na fé
Vanderson de Sousa Silva

O presente artigo intenta perquirir a temática do Ano Litúrgico, assumindo que o mesmo não é somente um calendário religioso, mas antes uma pessoa, Jesus Cristo. Portanto, o Ano Litúrgico é o encontro com Cristo no Espírito Santo. Nesta perspectiva cristológico-pneumática, propõe-se o Ano Litúrgico como o lugar privilegiado de formação e do amadurecimento da comunidade cristã, que em torno do Mistério de Cristo celebrado nos mistérios litúrgicos ao longo do ano, vislumbra o encontro pessoal com o Senhor. Buscando na teologia mistérica de Odo Casel uma interpretação da relação entre Mistério único de Cristo e os mistérios litúrgicos, busca-se aprofundar os aspectos teológicos do Ano Litúrgico, destacando o ligame entre Liturgia e pastoral.


O v. 82 da Revista traz também um artigo sobre o Sacramento da Ordem, visto desde a perspectiva do Direito Canônico: “O sacramento da Ordem na legislação canônica”.


Lex orandi, fonte da espiritualidade cristã: Aspectos de teologia litúrgico-espiritual
Vanderson de Sousa Silva

O presente artigo intenta perquirir a temática da espiritualidade cristã que encontra na lex orandi sua fonte mais genuína. A questão central é esta: a Liturgia é a espiritualidade da Igreja como assevera Neunheuser; assim, nosso estudo gravita em torno da Liturgia como locus privilegiado da espiritualidade eclesial. Para isso, serão perqueridos aspectos lexicais, históricos e teológicos do binômio espiritualidade-Liturgia.


A teologia do Domingo, memória pascal semanal: Aspectos de teologia do Ano Litúrgico
Vanderson de Sousa Silva

O presente texto busca perquirir a temática do Domingo em seus aspectos bíblico-teológico, histórico e patrístico. A Sacrosanctum Concilium menciona que o Domingo é o principal dia de festa (SC 106). No Domingo, instaura-se o momento privilegiado do encontro das comunidades reunidas em assembleia com o Senhor Ressuscitado. É o dia da festa semanal dos cristãos para perpetuar a sua memória, fazem a experiência pascal da alegre esperança da sua nova vinda. O objetivo é buscar o sentido teológico do Domingo para recuperá-lo como dia da Páscoa, de repouso do homem e a centralidade do culto que deve ser prestado à Deus neste dia.


O problema epistemológico da ciência litúrgica e a hermenêutica do Vaticano II
Manoel Pacheco de Freitas Neto

A pesquisa epistemológica no campo da ciência litúrgica e a hermenêutica do Vaticano II é o tema de estudo deste texto, que será estruturado para tratar a relação ciência litúrgica e ciências humanas. Partindo do pensamento do Vaticano II, nos esforçaremos para delinear um plano hermenêutico contido em seus próprios textos, classificando determinadas categorias conceituais que nos conduzirão com segurança corresponder com a proposta do Concílio: que é aquela de cultivar com precisão metodológica e científica, um diálogo contínuo com as ciências humanas. Nossa área de leitura parte das referências decisivas, presentes no documento da Sacrosanctum Concilium; definiremos o objeto da ciência litúrgica com evidente ênfase do fato antropológico; apresentaremos a pesquisa promovida pelo Concílio e indicaremos alguns modelos a nível epistemológico: o histórico e o teológico e concluiremos com uma proposta metodológica em base aos maiores estudiosos da Liturgia cristã de nosso tempo.


E o Verbo se faz tecido: Palavra e palavra nos fios do Concílio Vaticano II
Marcelo Furlin

A condição humana de ser e de estar no mundo é revelada in integrum por meio da linguagem e, iluminada por circunstâncias culturais, sociais e religiosas, desenha os caminhos de homens e mulheres ao longo da História. No enfoque desse quadro, um olhar mais refinado sobre o locus theologicus revisita a aproximação entre o humano e o sagrado; a ação litúrgica, capturada ab initio, opera um movimento simbólico e dialético que imprime a presença de múltiplas manifestações nas comunidades cristãs. Nesse horizonte, o verbo literário é valioso instrumento para metaforizar o anúncio e a tessitura do Verbo. O objetivo do artigo, em fase inicial de pesquisa, é apresentar aspectos essenciais da palavra que contemplam a revelação do Verbo na sacralidade da ação litúrgica. O constructo teórico de tal recorte será fundamentado, essencialmente, sobre a concepção de Liturgia como sinal e atualização da historia salutis, na inspiração do Concílio Vaticano II.


No futuro buscaremos indicar aqui em nosso blog mais artigos de várias revistas teológicas, assim como dissertações e teses sobre os temas da Liturgia, dos sacramentos e da piedade popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário