Páginas

sábado, 3 de julho de 2021

Oração Ecumênica pelo Líbano no Vaticano

No último dia 01 de julho teve lugar no Vaticano um Encontro Ecumênico pela paz no Líbano, presidido pelo Papa Francisco com a presença dos Patriarcas das Igrejas Católicas Orientais, Ortodoxa Bizantina e Ortodoxas Orientais presentes no "país dos cedros".

Estavam presentes os Patriarcas de três Igrejas Católicas Orientais: Béchara Boutros Rai (Maronitas), Ignace Joseph III Younan (Siríacos) e Youssef Absi (Melquitas), além de um Bispo da Igreja Católica Caldeia. Os Bispos da Igreja Católica Armênia, por sua vez, encontram-se reunidos para a eleição do novo Patriarca.

Presentes também o Patriarca Greco-Ortodoxo de Antioquia, João X; o Patriarca sírio-Ortodoxo de Antioquia, Ignatius Aphrem II; e o Catholicos da Grande Casa da Cilícia da Igreja Apostólica Armênia, Aram I.

O encontro começou na manhã do dia 01 de julho: o Papa Francisco e os Patriarcas dirigiram-se à Basílica de São Pedro, onde, diante do altar da Confissão, rezaram o Pai-nosso e permaneceram alguns instantes em oração silenciosa. Em seguida, desceram ao túmulo do Apóstolo, onde depositaram algumas velas:

Entrada na Basílica de São Pedro

O Papa Francisco introduz a oração do Pai-nosso
Oração silenciosa

O Papa Francisco deposita uma vela diante do túmulo de São Pedro

Seguiram-se as reuniões dos Patriarcas ao longo de todo o dia. No fim da tarde, estes retornaram à Basílica Vaticana para uma celebração ecumênica no altar da Cátedra, com leituras, preces e cantos nas várias línguas do país (árabe, siríaco,armênio), intercaladas pelas orações dos Patriarcas.

O livreto dessa celebração pode ser visto aqui.

Entrada do Papa Francisco e dos Patriarcas
Canto inicial (Salmo 61 em árabe)

O Papa Francisco inicia a celebração com a invocação da Trindade
Leituras

Preces

Jovens oferecem lâmpadas acesas aos Patriarcas
As lâmpadas são depositadas diante do Evangelho

Discurso do Papa Francisco após a celebração

As dez lâmpadas acesas diante do Evangelho

Confira também os vídeos dos dois momentos de oração:



Imagens: Vatican News.

Para saber mais sobre as Igrejas, confira os links abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário