Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Memória da Transladação de São Domingos em Jerusalém

Após acolher a Vigília de Pentecostes no último sábado, dia 22 de maio de 2021, a Basílica de Santo Estêvão em Jerusalém acolheu a celebração da Memória da Transladação de São Domingos de Gusmão na segunda-feira, 24 de maio.

Esta celebração, própria da Ordem dos Pregadores (Dominicanos), recorda a transladação do corpo de São Domingos (falecido há 800 anos, no dia 06 de agosto de 1221) no dia 24 de maio de 1233 em Bolonha. Cabe recordar que a Solenidade de São Domingos é celebrada no dia 08 de agosto (uma vez que o dia 06 de agosto é a Festa da Transfiguração do Senhor).

Como de costume em Jerusalém, esta celebração é presidida por um sacerdote franciscano, enquanto a Solenidade de São Francisco no dia 04 de outubro é presidida por um sacerdote dominicano, testemunhando a relação entre as duas Ordens fundadas no início do século XIII.

Assim, na última segunda-feira, a Missa na Basílica de Santo Estêvão foi presidida pelo Vigário da Custódia da Terra Santa, Padre Dobromir Jasztal, enquanto a homilia ficou a cargo do Custódio, Padre Francesco Patton.

Basílica de Santo Estêvão em Jerusalém
Incensação
Ritos iniciais
Liturgia da Palavra
Evangelho

Homilia
Apresentação das oferendas

O diácono incensa os concelebrantes
Oração Eucarística
Comunhão

Imagens:  Custódia da Terra Santa

Nenhum comentário:

Postar um comentário