Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2021

Primeira semana da Grande Quaresma em Moscou

A maioria das Igrejas Ortodoxas (e das Igrejas Católicas Orientais) utiliza o calendário juliano, com uma diferença de 13 dias em relação ao calendário gregoriano. Assim, a data da Páscoa nem sempre coincide entre todas as igrejas cristãs, uma vez que esta festa é celebrada sempre na primeira lua cheia da primavera (no hemisfério norte).

Assim, enquanto no Rito Romano celebraremos a Páscoa neste ano de 2021 no dia 04 de abril, as igrejas que usam o calendário juliano a celebrarão apenas na próxima lua cheia, no dia 02 de maio. É o caso da Igreja Ortodoxa Russa, que na última segunda-feira, 14 de março, deu início à Grande Quaresma.

A primeira semana da Quaresma no Rito Bizantino centra-se na recitação do Grande Cânon Penitencial de Santo André de Creta, dividido em quatro partes, de segunda a quinta. Nas quartas e sextas durante toda a Grande Quaresma, ao invés da Divina Liturgia, reza-se a Liturgia dos Dons Pré-Santificados.

O Patriarca Kirill presidiu a maioria das celebrações (exceto na quinta e na sexta) na Catedral Patriarcal do Cristo Salvador em Moscou, como podemos ver nas fotos e vídeos a seguir:

14 de março: Vésperas do domingo com o "rito do perdão"



Nesse rito os sacerdotes e fiéis pedem-se perdão mutuamente

15 a 18 de março: Grande Cânon Penitencial de Santo André de Creta







17 e 19 de março: Liturgia dos Dons Pré-Santificados



O Patriarca abençoa os fiéis
Incensação do altar
Incensação dos "Dons Pré-Santificados"
(Eucaristia previamente consagrada)

Entronização dos Dons Pré-Santificados para a Comunhão
O Patriarca abençoa os fiéis no final da celebração

Confira também os vídeos de todas as celebrações dessa semana (lembrando que o Patriarca Kirill não presidiu as celebrações da quinta e da sexta):

14 de março: Vésperas do domingo com o "rito do perdão"


15 a 18 de março: Grande Cânon Penitencial de Santo André de Creta





17 e 19 de março: Liturgia dos Dons Pré-Santificados



Imagens: Igreja Ortodoxa Russa

Nenhum comentário:

Postar um comentário