Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Sugestão de leitura: Teologia da Liturgia - Joseph Ratzinger

A Liturgia da Igreja tem sido para mim, desde a infância, a realidade central da minha vida”.

Com estas palavras o Papa Bento XVI apresentava em 2008 a publicação do primeiro volume de sua Opera Omnia, dedicado à Liturgia, conforme seu expresso desejo. Embora seja o primeiro a ser publicado, este é o número XI das Obras Completas de Joseph Ratzinger, que serão editadas em 16 volumes.

A coleção, publicada inicialmente em alemão sob a responsabilidade de Dom Gerhard Ludwig Müller - então Bispo de Regensburg (Alemanha) e posteriormente Cardeal Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé - logo passou a ser traduzida para outros idiomas.

No ano de 2019 a obra foi finalmente publicada no Brasil pelas Edições CNBB, sob a responsabilidade do Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira, da PUC-Rio, com o título “Teologia da Liturgia: O fundamento sacramental da existência cristã”.

O volume reúne todos os textos e palestras de Joseph Ratzinger sobre Liturgia publicados antes de sua eleição como Papa. Ao todo o livro compila textos produzidos ao longo de 40 anos, de 1964 a 2004.


A seguir apresentamos brevemente o plano desta obra fundamental ao estudo da Liturgia e do pensamento do teólogo Joseph Ratzinger:


PARTE A: O Espírito da Liturgia: Uma Introdução

Naturalmente, a primeira parte do volume traz a obra “O Espírito da Liturgia: Uma Introdução”, publicada no ano 2000 em alemão (Der Geist der Liturgie: Eine Einführung) e já editada no Brasil pelas Edições Loyola com o título “Introdução ao Espírito daLiturgia”.

O célebre livro, que com seu título homenageia a obra de Romano Guardini, “O Espírito da Liturgia” (Vom Geist der Liturgie), está dividido em quatro capítulos:

I. A natureza da Liturgia: Os fundamentos bíblicos e teológicos da Liturgia;

II. Tempo e espaço na Liturgia: A relação entre a Liturgia e as dimensões do espaço (o templo cristão) e o tempo (o domingo e o ano litúrgico);

III. Arte e Liturgia: As imagens e a música a serviço da Liturgia;

IV. A forma litúrgica: O rito, os gestos e alguns símbolos na Liturgia.

PARTE B: Typos - Mysterium - Sacramentum

I. O fundamento sacramental da existência cristã
O texto que dá subtítulo ao volume é um resumo feito pelo próprio Ratzinger de uma palestra proferida em 1965 em Salzburgo sobre a teologia dos sacramentos.


II. Sobre o conceito de sacramento
Este texto, por sua vez, é uma palestra do então Arcebispo de Munique e Freising na Universidade de Eichstätt em 1978 sobre o conceito de sacramento, refletindo sobre os termos que dão título à segunda parte do volume (typos, mysterium e sacramentum).

PARTE C: A celebração da Eucaristia: Fonte e cume da vida cristã

I. Sobre o significado do domingo para a oração e a vida do cristão
A reflexão sobre o domingo é uma palestra aos sacerdotes da Diocese de Essen em 1985.

II. A Eucaristia é um sacrifício?
A questão acerca do caráter sacrifical da Eucaristia foi abordada por Ratzinger neste artigo publicado em 1967 na revista Concilium.

III. O problema da transubstanciação e a questão do significado da Eucaristia
O texto sobre a transubstanciação é fruto de uma palestra feita na Universidade de Tübingen em 1964. Complementam o capítulo duas recensões de Ratzinger sobre livros que tratam deste assunto, um de Edward Schillebeeckx e o outro de Wilhelm Averbeck.

IV. Eucaristia - Coração da Igreja
Este interessante capítulo recolhe quatro meditações quaresmais realizadas na igreja de São Miguel em Munique em preparação à Páscoa de 1978. As meditações do então Arcebispo foram:
1. A origem da Eucaristia no Mistério Pascal
2. Eucaristia: coração da Igreja
3. A correta celebração da Eucaristia
4. A presença real de Cristo no Sacramento Eucarístico

V. Forma e conteúdo da Celebração Eucarística / VI. A questão acerca da estrutura da Celebração Eucarística
Os dois textos sobre a estrutura da Celebração Eucarística foram originalmente publicados na revista Communio (da qual Ratzinger foi um dos fundadores), nos anos de 1977 e 1978. O primeiro texto recebeu dois apêndices em uma republicação de 1981.

VII. Eucaristia e missão
O então Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé proferiu esta conferência no Congresso Eucarístico da Diocese de Como em 1997, repetindo-a no Congresso Eucarístico Nacional italiano em Bolonha, no mesmo ano.

VIII. Eucaristia, comunhão e solidariedade
Igualmente proferida em um Congresso Eucarístico, desta vez na Arquidiocese de Benevento em 2002, esta conferência encontra-se disponível em português no site da Santa Sé.

IX. “Edificada com pedras vivas”: A casa de Deus e o modo cristão de venerar Deus
Esta palestra sobre o sentido do templo cristão foi proferida na comemoração dos mil anos da dedicação da Catedral de Mainz, em 1975.

X. Sobre o problema da orientação na celebração
O presente capítulo reúne duas reflexões sobre o tema: a primeira é a versão expandida em 1981 de um artigo para a revista Comunnio de 1979; a segunda é a apresentação de um livro de Uwe Michael Lang de 2003.

XI. Homilias
Concluindo a terceira parte do livro encontramos quatro homilias sobre a Eucaristia:
1. Sobre a questão acerca do culto e da sacralidade da Eucaristia (Missa Crismal de 1980 em Munique);
2. O Senhor nos é próximo na nossa consciência, na sua Palavra, na sua presença pessoal, na Eucaristia (Missa com o coro da Catedral de Munique em Roma em 1979);
3. Estar em pé diante do Senhor - caminhar com o Senhor - ajoelhar-se diante do Senhor (Corpus Christi de 1978 em Munique);
4. O que significa o Corpus Christi para mim? Três meditações (Meditações sobre o Corpus Christi transmitidas pela Rádio Baviera em 1979).

Cumpre dizer que haverá um volume das Obras Completas de Joseph Ratzinger dedicado exclusivamente às suas homilias (vol. XIV).


PARTE D: Teologia da Música Sacra

I. O fundamento teológico da música sacra
Este texto foi escrito como capítulo de um livro comemorativo por ocasião dos 100 anos da Escola de Música Sacra de Regensburg, em 1974.

II. A imagem litúrgica do mundo e do homem e sua expressão na música sacra
Aqui se trata da conferência de abertura do VIII Congresso Internacional de Música Sacra em Roma, realizado em 1985.

III. “A ti quero cantar diante dos anjos”: A tradição de Regensburg e a reforma litúrgica
Esta palestra foi proferida pelo Cardeal por ocasião da despedida do seu irmão, Mons. Georg Ratzinger, do ofício de Mestre de Coro da Catedral de Regensburg em 1994.

IV. A transposição artística da fé
Capítulo composto por uma palestra à Academia de Música de Stuttgart em 1978.

V. “Cantai a Deus com arte”: Indicações bíblicas para a música sacra
Conferência realizada pelo Prefeito da Doutrina da Fé em 1990 no Seminário Maior da Diocese de Bolzano-Bressanone (Itália) por ocasião de um simpósio de música sacra.

VI. A profissão do músico de Igreja como serviço litúrgico e pastoral
Por fim, aparece aqui a contribuição de Joseph Ratzinger em uma mesa redonda na comemoração dos 100 anos da Escola de Música Sacra de Regensburg em1975, publicada no ano seguinte em um volume reunindo as contribuições ao jubileu.

Cumpre dizer ainda que os textos desta quarta parte, juntamente com outros textos do pontificado de Bento XVI sobre o tema da música, foram publicados no Brasil pela editora Ecclesiae no volume “O Espírito da Música”.

PARTE E: Perspectivas ulteriores

I. Liturgia: Mutável ou imutável?
O primeiro texto da quinta parte do nosso volume é uma entrevista do Arcebispo de Munique à revista Communio em 1977.

II. A vida cultual nas comunidades 15 anos depois do Concílio
Esta reflexão sobre a vida litúrgica das comunidades foi proferida durante uma reunião da Conferência Episcopal Alemã na cidade de Fulda em 1979.

III. Em memória de Klaus Gamber
O texto em memória do liturgista alemão seria originalmente proferido em seu aniversário de 70 anos em 1989 mas que, devido à sua morte, tornou-se parte de um volume comemorativo póstumo.

IV. Teologia da Liturgia / V. Balanço e perspectivas
Os capítulos quatro e cinco são duas conferências proferidas em um Congresso de Liturgia na Abadia de Fontgombault (França) em 2001 e publicadas no mesmo ano nas Atas do Congresso.

VI. Resposta à carta aberta de Olivier Bauer
Esta é uma carta de Ratzinger a Olivier Bauer, respondendo a algumas críticas deste ao livro “O Espírito da Liturgia: Uma Introdução” em 2003. Este capítulo, assim como o anterior, são os únicos da obra em edição bilíngue (português-francês).

VII. Os 40 anos da Constituição sobre a Sagrada Liturgia
Como o título indica, esta é uma conferência proferida ao Instituto Litúrgico Alemão em Trier no ano de 2003, por ocasião dos 40 anos da Constituição Sacrosanctum Concilium.

VIII. O desenvolvimento orgânico da Liturgia
Este é um comentário do Cardeal Ratzinger, o último antes de sua eleição como Papa, sobre o livro de mesmo nome (“The Organic Development of the Liturgy”) de Alcuin Reid. A recensão foi publicada na revista 30 giorni em 2004.

IX. “Desperta o teu poder e vem”
Por fim, à guisa de conclusão do volume, o último capítulo é composto por uma homilia do Cardeal Joseph Ratzinger na Catedral de Trier durante o Advento de 2003, que nunca havia sido publicada.

Completam a obra as referências bibliográficas de todos os textos, um índice de citações bíblicas e um índice onomástico.


Para adquirir o livro no site da editora, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário