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quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Os bastidores da Sacrosanctum Concilium

As Comissões preparatórias da Sacrosanctum Concilium
14 de novembro de 2018

No nosso espaço Memória Histórica – 50 anos do Concílio Vaticano II, vamos falar hoje sobre “As Comissões preparatórias da Sacrosanctum Concilum”.
Temos ressaltado nos programas deste nosso espaço que a reforma litúrgica, implementada na Igreja com a Constituição Sacrosanctum Concilium, tem suas origens bem anteriores ao Concílio Vaticano II, tendo surgido com o movimento litúrgico, 200 anos antes. De fato, como nos explica no programa de hoje padre Gerson Schmidt, na convocação do Concílio, “não se falava muito de reforma litúrgica. Muito embora o movimento litúrgico o quisesse, a Liturgia não estava na grande pauta das primeiras discussões”. “As Comissões preparatórias da Sacrosanctum Concilum”, é o tema de nossa edição de hoje.
Foi no dia 25 de janeiro de 1959, que o Papa João XXIII(1958-1963) convocou o Concílio Vaticano II. Disse Papa Francisco em discurso à peregrinação da Diocese de Bérgamo, no 50º aniversário da morte do Papa João XXIII: “O mundo inteiro tinha reconhecido no Papa João um pastor e um pai. Era pastor porque era pai. O que o tinha tornado tal? Como pôde chegar ao coração de pessoas tão diferentes, até de muitos não-cristãos? Para responder a esta pergunta, podemos referir-nos ao seu mote (lema) episcopal, Oboedientia et pax: obediência e paz” [1]. 
Na convocatória do Concílio Vaticano II não se falava muito de reforma litúrgica. Muito embora o movimento litúrgico o quisesse, a Liturgia não estava na grande pauta das primeiras discussões. Foi durante o Concílio que a renovação da Liturgia ganhou força. Se o magistério papal não tivesse reconhecido o Movimento Litúrgico, não se teria chegado à Constituição Sacrosanctum Concilium, diante de sua unânime aprovação pelos padres conciliares. Embora não tenha apresentado definições magisteriais, o texto da constituição sobre a Liturgia foi o ponto de partida para a hermenêutica da reforma da Liturgia.
O Prefeito da Congregação dos Ritos, Cardeal Gaetano Cigcognani (+1962) foi nomeado Presidente da Comissão Preparatória do Concilio para a Liturgia, tendo membros e consultores reconhecidos como peritos em Liturgia e Bispos especializados em questões litúrgicas. Foram inicialmente previstas 12 subcomissões preparatórias, nos respectivos temas:
1. A Missa
2. Concelebração Eucarística
3. Liturgia das Horas
4. Sacramentos
5. Calendário Litúrgico
6. Liturgia em Latim
7. Formação litúrgica
8. Participação ativa
9. Adaptação
10. Paramentos sagrados
11. Música sacra
12. Arte sacra
E depois foi acrescentado mais um ponto essencial, a pedido do Bispo de Cambrai, Dom Henri Jenney (+1982) que pediu que o fundamento fosse o Mistério Pascal e aí se criou uma 13ª Subcomissão: De mysterio litugiae eiusque ralatione ad vitam Eclesiae – O mistério litúrgico e sua relação com a vida da Igreja.
Sobre a centralidade do Mistério Pascal é interessante ver que o primeiro capítulo inicialmente não tinha se baseado no mistério da Encarnação, recebendo as críticas de Martimort e do Jesuita Josef Andreas Junngmann. A subcomissão teve que introduzir modificações favoráveis ao conceito do Mistério Pascal.

28 de novembro de 2018

No nosso espaço Memória Histórica – 50 anos do Concílio Vaticano II, vamos continuar a falar sobre a reforma litúrgica.
Ao encontrar os participantes do III Encontro Mundial de Corais no último sábado (24 de novembro de 2018), o Papa Francisco recordou que o Concílio Vaticano II, com a reforma litúrgica, reiterou que “a tradição musical da Igreja constitui um patrimônio de inestimável valor”, ressaltando “as tantas tradições de nossas comunidades espalhadas por todo o mundo, que fazem emergir as formas mais radicadas na cultura popular e que se tornam também uma verdadeira oração”.
No programa passado, vimos como na convocação do Concílio Vaticano II não se falava muito da reforma litúrgica, não obstante o Movimento Litúrgico já fosse atuante já há alguns anos. Foi precisamente durante o evento conciliar que a renovação litúrgica ganhou força. Nesta quarta-feira, o padre Gerson Schmidt, aprofunda este tema, falando sobre “Os bastidores da Sacrosanctum Concilium”:
O Esquema da reforma da Liturgia não estava na primeira pauta do Concílio Vaticano II. A questão estava em quinta ordem. Para a maioria dos Padres conciliares o tema da Liturgia não era prioritário e havia um grupo de bispos neoescolásticos influentes que refutavam categoricamente uma reforma geral da Liturgia.
Como o esquema sobre a Revelação De fontibus Revelationis (que gerará depois a Constituição Dogmática Dei Verbum) encontrava dura oposição, decidiu-se começar as deliberações sobre o esquema da Liturgia, que com certeza era o melhor.
A posteriori (depois de passados os tempos) muitos viram isso providencial, como um “desígnio divino, porque desse modo se tornou evidente para todos que a Liturgia constitui o centro da vida eclesial e que o Concílio buscava a sua renovação” [2].
Um dos mais influentes peritos do Concílio Vaticano II era o teólogo Joseph Ratzinger – que se tornará depois Papa Bento XVI. Ratzinger afirmou que a Liturgia para muitos Padres Conciliares nem era tema para discussão. Disse acerca disso: “o fato de que esse texto do esquema da Liturgia ser abordado em primeiro lugar não foi do interesse entusiástico da maioria dos padres conciliares pela questão litúrgica, mas simplesmente devido ao fato de que não se previam grandes discussões a seu respeito. Nenhum padre via naquele texto uma ‘revolução’ que tivesse significado o ‘fim da Idade Média’, como desde então os teólogos pretendem interpretar. Consideravam-no apenas uma continuação das reformas iniciadas por Pio X, prosseguidas com prudência e determinação por Pio XII” [3].
As deliberações da Constituição Sacrosanctum Concilium sobre o esquema da Liturgia duraram de 22 de outubro a 13 de novembro de 1962. No entanto, não se desenvolveram tão harmoniosamente como alguns tinham achado.
As controvérsias giravam em torno da Eucaristia, do uso da língua vernácula, a concelebração, a comunhão com o cálice, a reforma do breviário, e sobretudo, a relação na aplicação das reformas litúrgicas.
Alguns pediam a revisão dogmática pela comissão teológica, em particular na questão das presenças de Cristo na Liturgia, contidas no número 07 da SC. Depois de muitas discussões, no dia 21 de novembro de 1963 foi abandonado o pedido de manutenção do latim para a forma sacramentorum.
Com a morte de João XXIII, Paulo VI anunciou o segundo período do Concílio já priorizando a Liturgia como um dos trabalhos mais importantes, pois tinha sido influenciado pelo seu colega de estudos Bevilacqua, mais próximo do Cardeal Lercaro e de Bugnini.
Por fim, foi aprovada a Constituição, não dogmática, sobre a Liturgia, por grande maioria. Na aprovação Paulo VI disse: “O tema da Liturgia que foi abordado em primeiro lugar e que, em certa medida, é o mais importante por causa de seu valor intrínseco e do seu significado para a vida da Igreja, conclui-se felizmente” [4].

[1] Papa Francisco, Basílica Vaticana, segunda-feira, 3 de junho de 2013.
[2] Helmut Hoping, A Constituição Sacrosanctum Concilium. In: As constituições do Vaticano II Ontem e Hoje. Geraldo B. Hackmann e Miguel de Salis Amaral [org.]. Edições CNBB: 2015, p.110.
[3] J. Ratzinger. Aus Meninem Leben. Erinnerungem (1926-1977). Suttgart: 1998, p.103.
[4] Helmut Hoping, op. cit., pp.113-114


Fonte: Vatican News

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