Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2012

O rito da eleição ou da inscrição do nome

O tempo da Quaresma, não excluído seu caráter penitencial, possui uma forte dimensão batismal. Para todos nós é tempo de rever como estamos vivendo as promessas de nosso Batismo, que iremos renovar solenemente na Vigília Pascal. Para os catecúmenos, isto é, para aqueles que desejam abraçar a fé da Igreja, o tempo da Quaresma é o tempo da preparação próxima para a recepção dos Sacramentos da Iniciação Cristã, igualmente na Vigília Pascal.

Para as comunidades que, seguindo a venerável tradição e o ensinamento da Igreja, administram aos catecúmenos os sacramentos na Vigília Pascal, com o tempo da Quaresma inicia-se o chamado Tempo da Purificação e Iluminação. Após o período de catequese e estando devidamente preparados, os catecúmenos são acolhidos pela comunidade e acompanhados por ela em sua preparação à recepção dos sacramentos. Este tempo é marcado por várias celebrações, as quais passaremos a comentar durante este tempo quaresmal.

No Primeiro Domingo da Quaresma realiza-se o rito da Eleição ou Inscrição do Nome (Ritual da Iniciação Cristã de Adultos - RICA, nn. 133-151). É o momento em que, concluído o período de catequese, a Igreja ouve o testemunho dos padrinhos e catequistas a respeito da preparação dos catecúmenos e estes são acolhidos como “eleitos” para receber os sacramentos.

O "livro dos eleitos"
A Missa inicia-se como de costume, até a homilia inclusive. Podem ser tomadas as orações da Missa ritual para a Inscrição do Nome (Missal Romano, pp.787-788), sobretudo se, por razões pastorais, o rito da eleição não for celebrado no domingo.

Após a homilia, é feita a apresentação dos candidatos pelo catequista ou outra pessoa indicada, com a fórmula proposta no RICA (n. 143) ou outra semelhante. Em seguida, cada um dos catecúmenos, chamado pelo nome, aproxima-se do sacerdote, juntamente com seu padrinho ou madrinha.

O sacerdote interroga primeiramente os padrinhos acerca da vivência cristã dos catecúmenos (RICA, n. 144). Dado o testemunho favorável, o celebrante interroga os próprios catecúmenos acerca de seu desejo de iniciar-se na fé católica (n. 145).

Segue-se o rito da inscrição dos nomes, que pode ser feito de várias formas:

a) cada catecúmeno aproxima-se do sacerdote e diz claramente o seu nome. O sacerdote então anota o nome em um livro;

b) cada catecúmeno escreve previamente seu nome em um pedaço de papel e entrega ao sacerdote, que depois registra no livro;

c) sobretudo se os candidatos forem muitos, estes escrevem previamente seu nome em um livro que é apresentado neste momento ao sacerdote pelo catequista.

Bispo acolhe uma catecúmena, acompanhada de seu padrinho
Não é obrigatório que a comunidade possua um livro específico para registrar o nome dos eleitos. Contudo, tal prática é bastante recomendável.

Terminada a inscrição dos nomes, passa-se à admissão ou eleição dos catecúmenos propriamente dita. O sacerdote acolhe os catecúmenos como eleitos usando a fórmula proposta pelo RICA (n. 147) ou outra semelhante.

O rito encerra-se com uma oração pelos eleitos em forma litânica, usando a fórmula proposta pelo RICA (n. 148) ou outra semelhante. Estas preces concluem-se com uma oração sobre os eleitos proferida pelo sacerdote.

Segue-se a despedida dos catecúmenos, que devem retirar-se da igreja. Pode mesmo parecer-nos estranha tal recomendação, mas é uma antiquíssima tradição para indicar que os catecúmenos participarão de forma plena da Eucaristia apenas na Vigília Pascal. Se, porém, tal gesto gerar dificuldades, podem permanecer na celebração.

A celebração da Missa, após a saída dos catecúmenos, prossegue com a oração dos fiéis (que, porém, pode ser omitida), a Profissão de Fé e o Ofertório, a partir do qual faz-se tudo como de costume.


REFERÊNCIA:
Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA). Tradução portuguesa para o Brasil da edição típica. São Paulo: Paulus, 2007, pp. 62-69.

(Postagem atualizada em 19 de fevereiro de 2018).

Confira também:
O Primeiro Escrutínio e a Entrega do Símbolo
O Segundo Escrutínio
O Terceiro Escrutínio e a Entrega do Pai Nosso

8 comentários:

  1. André,
    perdoe-me escrever via comentario. Necessito dos textos da "Coleção de Missas de Nossa Senhora" em português (ao menos as orações). Acaso não os tem em pdf ou o scaneado?
    Lhe deixo meu e-mail se prefere: luciano.franquim@hotmail.com

    Obrigado!
    Luciano

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se existe um modelo de celebração para crianças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Estes ritos são próprios da Iniciação Cristã de Adultos. Porém, alguns elementos podem ser adaptados para a catequese de crianças: é o que os documentos recentes da CNBB chamam de "Catequese de inspiração catecumenal".

      Excluir
  3. André e se o catequisando faltar um desses ritos, impedirá de receber o sacramento da Eucaristia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma norma específica sobre isso. Creio que seria necessário acompanhar cada situação junto com o pároco, ver o que motivou essa falta e qual o nível de comprometimento do catequizando.

      Excluir
  4. Por FAVOR! O que posso escrever no livro de inscrição dos eleitos? Tem um modelo a seguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe um modelo oficial. Mas não poderiam faltar o nome dos eleitos e a data da eleição. Podem ser registrados também o nome do padrinho ou madrinha do candidato e do sacerdote que presidiu o rito.

      Excluir